Bolinho da maromba (mandioca e frango)

014b

Receita diferente no blog! Essa é uma dica para o pessoal fitness que quer algo gostoso e funcional no pré-treino, aí está a opção: bolinho de mandioca com frango, excelente para se comer antes da sua atividade física – ou para qualquer outra refeição! Além de ser uma delícia, é muito prático, você pode congelar os bolinhos individualmente e ir fazendo à medida que você for consumir. Pode fritá-los (se você quiser como petisco, não como pré-treino, claro) ou assá-los (eu sempre asso o meu no forno, fica muito crocante, parece que foi frito, recomendo!).

Ingredientes da massa009b

1 kg de mandioca/aipim/macaxeira cozida e amassada

½ colher (sopa) de sal

1 xícara de farinha sem glúten (usamos uma pronta, substituições logo abaixo)

1 colher (chá) de fermento para bolo

Farinha de rosca sem glúten para empanar (receita aqui)

Ingredientes do recheio

½ kg de peito de frango cozido e desfiado (dica de como desfiar frango facilmente aqui) refogado com 1 tomate sem pele e sem casca, 1 cebola grande, 1 caldo de legumes sem glúten, salsinha e cebolinha a gosto.

Modo de fazer

Em uma bacia amasse a mandioca/aipim/macaxeira com o sal. Vá acrescentando aos poucos a farinha sem glúten. Quando não estiver mais grudando nas mãos, já pode começar a moldar os bolinhos. Com o auxílio de uma colher, pegue porções da massa e as abra na mão. Passe-a para um prato (para facilitar na hora de colocar o recheio), coloque o recheio e adicione mais uma porção de massa por cima para fechar os bolinhos. Lembre-se de apertar bem as bordas para que o recheio não vaze. Passe os bolinhos na farinha de rosca sem glúten. Eles estão prontos para assar, fritar ou congelar. Podem ficar congelados por 3 meses.

Rendimento: 12 bolinhos pequenos ou 6 grandes

Nós usamos a farinha sem glúten pronta, da marca Aminna. Mas você pode substituir por 1 xícara de alguma farinha sem glúten (de arroz, quinoa, aveia, grão-de-bico etc. + ½ xícara de polvilho doce ou fécula de batata ou amido de milho). 😉

Confiram o vídeo com o passo a passo dessa receita:

Beijos, Letícia e Regina

 

Anúncios

10 comentários sobre “Bolinho da maromba (mandioca e frango)

    • Gaby, isso aí fritinho fica igual bolinho de boteco! hahaha Maravilha!
      Sim, adoro assim enorme! hahaha Os grandões servem como uma refeição completa, só adiciono salada. Ou eu como antes de ir para a academia. Fica uma delícia! Esse é bom!
      Beijão

      Curtir

    • Oi, Vitória. Pode sim, mas aí coloque também mais 1/2 xícara de fécula de batata ou polvilho doce ou amido de milho, vai deixar seu bolinho mais macio e fofinho, já que a farinha de arroz pesa um pouco.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s