Pão de forma (sem glúten, sem leite, sem ovo, vegano)

012bMais uma receitinha de pão sem glúten, sem leite e sem ovo (pãozinho vegano, oba) no blog. Esse, diferente do anterior (receita aqui), é um pouco mais tranquilo de fazer, a massa não é tão sensível. Ele tem alguns diferenciais, você vai ter de preparar uma farinha especial para essa receita, mas é bem tranquila de fazer, com ingredientes básicos. Fica parecendo mesmo um pão de forma, desses comuns que a gente compra no supermercado, nem parece sem glúten. Além disso, fica muito fofinho ainda nos dias seguintes, não precisa esquentar, bom demais. Ah, pode congelar, depois de descongelado é bom mantê-lo em geladeira (apesar de assim acabar dando uma ressecadinha no pão, basta colocar alguns segundos no micro-ondas ou na sanduicheira que ele volta a ficar bem macio).

Antes de iniciar, você deve fazer uma farinha preparada para pão, que nada mais é que a junção de várias farinhas específicas, confiram:

Ingredientes da farinha preparada para pão

2 xícaras de farinha de arroz011b

1 xícara de fécula de batata

1 xícara de creme de arroz

2 colheres (sopa) de goma xantana

Ingredientes do pão

1 ½ xícara de água

1 envelope de fermento de pão

3 colheres (sopa) de açúcar

1 ½ xícara de farinha preparada para pão

1 ¼ xícara de farinha de arroz (pode ser farinha de arroz integral)

½ xícara de óleo

½ colher (chá) de sal

½ colher (chá) de melhorador de farinha

Modo de fazer

Unte uma fôrma 22 X 11 cm e a polvilhe com farinha de arroz. Em uma tigela, inicialmente coloque apenas ½ xícara da água morna, o fermento, o açúcar e 2 colheres (sopa) da farinha preparada para pão. Misture e deixe crescer por 15 minutos até formar uma “esponja”. Coloque o restante da farinha preparada, a farinha de arroz, o restante da água, o óleo, o sal e o melhorador de farinha. Bata até obter uma massa cremosa e grossa. Transfira para a forma de pão e deixe crescer novamente por 15 minutos. Preaqueça o forno a 200o por 10 minutos e asse por 50 minutos ou até dourar.

Prontinho, só isso. Mais simples, não é mesmo? E fica uma delícia! Se fizerem, contem o que acharam. Não fizemos vídeo dessa receita, mas se vocês acharem necessário e que irá ajudar, escrevam nos comentários que nós gravaremos para vocês.

Beijos, Letícia e Regina

40 comentários sobre “Pão de forma (sem glúten, sem leite, sem ovo, vegano)

    • Oi, Fátima! Ficamos bem felizes com o seu comentário. Adoramos compartilhar nossas dicas e receitas; nesse mundo da intolerância alimentar é tão complicado achar alimentos variados, por isso gostamos de compartilhar o que fazemos para que todos tenham a possibilidade de comer algo diferenciado e bacana no seu dia a dia.
      Melhorador de farinha deixa o pão macio por mais tempo, o que é muito interessante de se usar em pães sem glúten, já que eles ressecam rápido demais. É bem tranquilo de encontrar em supermercados ou lojas especializadas, a Fleischmann tem ele pronto para pão. Veja aqui: http://www.fleischmann.com.br/produtos/item.php?id=93
      Beijos

      Curtir

  1. Meninas, além das hipersensibilidades à leite, glúten e ovos tenho também a fermentados naturais e leveduras, mas tolero bem o fermento químico. Será que vocês tem uma receita de pão com fermento químico, sem vinagre nem goma xantana? Um desafio né, rs! Obrigada e sucesso com o blog

    Curtir

    • Thais, você é a segunda pessoa que nos pede a mesma coisa, pode deixar que estamos pensando e tentado bolar um pãozinho delicioso para todas essas intolerâncias. Assim que conseguirmos colocaremos no blog. 🙂
      Beijão

      Curtir

    • Thais, tudo bem?
      Como você descobriu tantas intolerâncias?! Qual exame você fez e que especialista procurou?
      Tirei lactose e gluten, mas ainda não estou 100%. Suspeito que exista algo que eu tenha de tirar.
      Obrigada!

      Curtir

      • Patrícia tenho sensibilidade tb a alguns alimentos e descobri c uma nutricionista fazendo exames para descobrir quais alimentos meu organismo não digere, pois o alimento q o organismo não consegue digerir causa inflamações e atacam órgãos sensíveis no corpo.

        Curtir

  2. Olá, achei vcs no youtube, a receita de lá é diferente dessa do blog… Como faço para pegar as quantidades da receita que vcs publicaram no youtube? Obrigada e Parabéns!

    Curtir

  3. Letícia e Regina, PARABÉNS! minha filha tem alergias múltiplas, está intolerante e com hipersensibilidade á vários alimentos, a receita deste pão sem ovos e do tipo francês nos ajudou muito! Abri recentemente uma Pág neste seguimento de AA, porém sem foco Vegan, há quase 4 anos nossa realidade culinária exclui lactose, caseína, soja e há 2 anos glúten, algumas de suas receitas postarei na minha Pág com a Ética que muitos esquecem hoje em dia: a Ética dos devidos créditos!

    Mais uma vez parabéns a mãe & filha!

    Curtir

  4. Tenho uma dúvida. De quantos gramas é esse envelope de fermento usado? Pois no envelope de 10g diz que é para 1kg de farinha, mas nesta receita tem bem menos do que isso. Fiquei com medo de colocar o envelope e ficar com gosto muito forte de fermento.
    Obrigada e parabéns pelo blog!

    Curtir

    • Oi, Patrícia! Tudo bem? Nós usamos o envelope todo, de 10g, da Fleischmann. Em todos os nossos pães temos usado essa medida, como nosso pão é sem glúten, sem leite, sem ovo vai o pacotinho todo, pois precisa de agente de crescimento, já que o pão é bem diferente. Fica bem gostoso e não deixa aquele gosto de fermento não, pode ficar tranquila.
      Beijão!

      Curtir

  5. Boa noite na receita de vocês fala do creme de arroz. .que creme e esse, por favor, fiquei na dúvida se e da isola bio ou se e da yoki…

    Curtir

  6. To adorando as receitas do site e pesquisando muito pra aprender a fazer pães sem glúten! O vinagre de maçã pode substituir o melhorador? E qual é a função da esponja? Se eu colocar o fermento direto nas farinhas e não fizer a esponja, dá certo também? Obrigada!

    Curtir

    • O vinagre ajuda a dar leveza e maciez ao pão. Ele não faz tanto o mesmo efeito que o melhorador, mas ajuda bastante.
      A esponja aparece quando o pão está crescido. Você deixa a massa descansando e vai formar uma espoja por cima, aí vai estar pronto pra assar. Precisa sim formar a esponja porque tem que deixar esse tempo de descanso da massa para que o pão cresça e o fermento aja direitinho. 😉

      Curtir

  7. Oi Letícia, encontrei a Dona Regina no Super mercado. Diga a ela que já estou experimentando as receitas! Parabéns pelo Blog , Muito Legal

    Curtir

  8. Parabéns pelo site!! Estou adotando!! este pão pode ser feito na máquina de pão? Qual seria p ciclo: pão de forma?
    Posso substituir o melhorador por algum ingrediente?
    A goma xantana pode ser consumida por quem tem alergia a proteína do leite de vaca? Qual marca vc indicaria?
    São mtas duvidas!! Rsrsrs
    Desde já obrigada, Lize

    Curtir

    • Oi, Lize! Que bom que você está curtindo nosso blog!
      Quanto à máquina de pão não sabemos te dizer, pois nunca usamos. O melhorador é essencial nessa receita, sempre fizemos com ele. Mas, caso queiras fazer sem melhorador, temos outras muitas receitas de pão sem, vais achar aqui no blog.
      Pode sim, eu tenho alergia tardia e consumo numa boa a goma xantana. Eu não lembro a marca, estou sem no momento, mas compro qualquer uma que tiver no supermercado. 🙂
      Beijão

      Curtir

  9. gente vocês caíram do céu , meu filho de 2 aninhos é intolerante a glúten, farinha de trigo, ovo leite, amendoim, tomate, espinafre frutos do mar, feijão, soja, todos os tipos de grãos, ja estava desesperada pois não estava encontrando receitas, e onde moro é difícil encontrar produtos, amei as receitas, e espero que vocês mandem muito mais. obrigada parabéns, fiquem com DEUS

    Curtir

  10. Letícia, não tenho acesso a esse creme de arroz, acredite.Minha cidade é mto pequena. Nunca encontro nas prateleiras do mercadinho.Posso substituir pelo leite de arroz?Se sim, em que quantidade?

    Curtir

    • Clélia, não dá pra substituir pelo leite. O creme de arroz é como um pó. Você pode tentar fazer sem ele, nesse caso diminua o líquido da receita. Mas temos muitos outros pães no blog em que não usamos, quem sabe você também se interessa por outro. Beijão

      Curtir

  11. Gente estou precisando de ajuda pois meu filho é intolerante à leite ovo e soja trigo alguém de vc s pode me ajudar com receita que não leva esses ingrediente

    Curtir

    • Renata, todas as receitas do nosso blog são sem leite, ovo e trigo e muitas, muitas mesmo, são sem soja. Temos bastante receita, só você procurar aqui pelo blog que vai achar várias. Abraços

      Curtir

  12. Estou com duvida do ponto da massa, so e usado mesmo um copo e meio de agua, a fratura chega ser mais pro liquido? Me responda. Fui tentar fazer seguir a receita mais não tive sucesso. Uma pena pois meu filho tem alergia a leite, ovo, soja, trigo, glúten e milho.

    Curtir

Deixe um comentário