Iogurte natural caseiro sem lactose

004b

Sabe aquele iogurte sem lactose bem caro que você compra no supermercado? Coisa do passado! No Especial de Verão o Marcel (marido da intolerante) vai ensiná-los a preparar um iogurte caseiro sem lactose facílimo, muito rápido, prático e bem mais em conta!!! Nós preparamos um iogurte natural, porque assim todo mundo pode colocar o sabor que quiser; depois de pronto, é só bater o sue iogurte com morangos, abacaxi, cacau, pêssego, mamão ou a fruta que preferir para dar o sabor desejado. Super prático e bem mais saudável que os comprados prontos. A saúde (e o bolso) agradecem! Confiram a receita.

Ingredientes004b

1 litro de leite sem lactose (usamos o leite Ninho)

1 copo de iogurte natural sem lactose (usamos o Verde Campo)

(você pode fazer com até 2l de leite para 1 copo de iogurte)

Modo de fazer

Em uma panela, despeje o leite sem lactose e o aqueça até quase levantar fervura. Quando começar a ferver, desligue o fogo. Deixe esfriar até o ponto de ficar tolerável ao toque, aí adicione o seu iogurte em copinho sem lactose, mexa, tampe a panela e a envolva numa toalha para preservar bem o calor. Guarde assim em um ambiente fechado entre 8h a 10h (o ideal é fazer bem à noite para comê-lo no dia seguinte de manhã cedo, não abra a panela o tempo todo, deixe para abrir apenas após tais horas). Após o tempo determinado, seu iogurte estará pronto. Quando você abrir a panela, estará em uma consistência bem dura, basta mexer com o auxílio de uma colher para que adquira consistência mole de iogurte. E pronto, seu iogurte natural sem lactose já pode ser consumido.

DICA: guarde o copo do iogurte natural sem lactose que você comprou e o encha com o seu iogurte já pronto. Ele conserva até uma semana em geladeira, e na próxima vez você não precisará comprar mais o iogurte, basta usar o seu mesmo, deverá comprar apenas o leite. Assim o seu iogurte sem lactose sairá ainda mais em conta.

DICA 2: se você mora em local muito quente, principalmente agora no verão, o tempo de descanso do seu iogurte deve ser menor. Entre 6h-8h no máximo ele já estará pronto. Fique de olho para não deixar passar! Evite ficar abrindo a panela, deixa para fazer isso quando tiver completado as 6h para verificar se o ponto está ok. Já se você mora em um local muito frio, talvez o tempo seja ainda maior. Às vezes, após as 8h, o iogurte ainda não terá se formado, aí é só dar uma esquentadinha na mistura, cobrir novamente e manter por mais algumas horas até que adquira o ponto de iogurte (isso acontece muito no inverno, já cheguei a esquentar o leite 3x até que ele atingisse a consistência de iogurte). 😉

Assistam ao vídeo e confiram o passo a passo dessa receita:

Bacana, não é mesmo? Se fizerem, não deixem de nos contar como ficou! E fiquem de olho, semana que vem ele volta com uma receita maravilhosa: iogurte grego sem lactose!!! 😀

Beijos, Letícia, Regina e Marcel

Anúncios

65 comentários sobre “Iogurte natural caseiro sem lactose

  1. Pingback: Iogurte grego caseiro sem lactose | SOS Intolerante

  2. Letícia, fiz essa receita em casa e achei que o iogurte ficou um pouco amargo. Você faz com alguma marca específica? Usa alguma coisa para adoçar?

    Curtir

    • Oi, Lorena. O iogurte ficar amargo/azedo via de regra é porque fermentou demais – o seu paladar está percebendo o excesso de ácido lático produzido pelas bactérias que fermentaram o leite. Outro indício disso é quando você for retirar o iogurte e ele estiver muito líquido (o ponto do iogurte é mais consistente, mais “grossinho” que o leite). Provavelmente foi isso que aconteceu. Estamos no verão, então o tempo de fermentação (tempo de espera/descanso do iogurte) acaba ficando um pouco menor, ainda mais se você morar num local muito quente. Agora está muito quente onde moramos e temos deixado por apenas 6h o iogurte e ele já está pronto.
      Quando isso acontecer, não tem problema nenhum, você só vai ter de adoçar o iogurte para quebrar essa acidez. Misture mel, melado, açúcar mascavo, alguma geleia, algo doce de sua preferência.
      A marca é indiferente, cada vez a gente varia, dá certo com todas, pode ficar tranquila quanto a isso.
      Beijão

      Curtir

  3. Não da para deixar mais grosso? não gosto do iogurte tão liquido e queria experimentar! gosto como ele ficou logo no inicio ao abrir a panela! 🙂

    Curtir

    • Sara, se você deixar um tempinho a mais ele pode ficar mais grosso, mas tem de cuidar pra não passar do ponto e começar a virar algo tipo coalhada. Outra dica é você não mexer. Você tira da panela assim bem durinho e coloca no pote de sua preferência e leva à geladeira, não mexe como nós fizemos, assim vai ficar também um pouco mais consistente. Beijos 🙂

      Curtir

      • Tania, agora no inverno, como tá muito frio, ele pode demorar mais para ficar pronto. Se você abrir e achar que tá muito líquido, aqueça novamente um pouquinho no fogão, bem pouco, enrole na toalha e guarde por mais algumas horas. Beijos

        Curtir

  4. Eu fiz e não deu certo usei o leite ítalac pois foi o único que encontrei aqui na minha cidade e o iogurte da verde campo só que ele tinha adoçante será que foi por isso que não deu certo?

    Curtir

    • Jayara, o problema não foi exatamente o adoçante, mas sim o tantão de coisas “ruins” que esse iogurte com adoçante da Verde Campo tem; ingredientes como goma guar, gelatina, espessantes, pectina etc. São ingredientes totalmente desnecessários para um iogurte, e devem ter feito com que seu iogurte caseiro não desse certo. O iogurte 100% natural da Verde Campo (que foi o que usamos) tem apenas 3 ingredientes: leite, lactase e fermento lácteo. E você só precisa disso para ter um iogurte, aquele outro tanto de coisa do iogurte com adoçante é só aditivo químico. Tente usar o iogurte 100% natural para testar, sem sabor (nós usamos também um da Verde Campo, mas sem adoçante, 100% natural, sem açúcar). Com certeza vai dar certo! Depois que o seu iogurte caseiro estiver pronto, vc pode colocar o adoçante de sua preferência ou adoçar com mel, melado, açúcar de coco, açúcar mascavo. Vai ficar bem mais saudável que os iogurtes diet vendidos no supermercado!
      Beijos

      Curtir

  5. Amo o canal do Youtube.. acompanho tudo. Parabéns.

    No video ele diz que posso usar um leite não zero lactose, porque na verdade o iogurte zero lactose tem a enzima lactase. ´E isso mesmo? Mesmo usando o leite integral o iogurte será zero lactose? Se sim, então posso usar o iogurte natural integral com um leite zero lactose? Pergunto porque na minha cidade não é muito fácil encontrar iogurtes zero lactose.

    Obrigada desde já.

    Curtir

    • Oi, Alice. Não, não. O que quisemos dizer foi que você pode fazer a mesma receita com leite normal, com lactose. Meu marido não é intolerante e faz o mesmo processo com leite normal e iogurte normal. Pra fazer seu iogurte zero lactose você deve usar leite integral sem lactose e um iogurte natural sem lactose (usamos o Verde Campo), AMBOS devem ser sem lactose sempre.
      Nos supermercados você consegue encontrar iogurtes sem lactose, no site da Verde Campo também dá pra ver onde comprar.
      Qualquer dúvida estamos aqui!
      Beijos

      Curtir

  6. Olá, eu gostaria de saber se posso fazer o iogurte com o leite zero lactose (Molico), só que com 500 ml, com iogurte natural sem lactose desnatado 80 g? Ou seja metade da receita?
    Daria certo?
    Obrigado

    Curtir

    • Oi, Juliana! Nunca tentamos com metade da receita, então não podemos dizer se dá certo, mas você pode tentar pra ver. Se você achar que deu muito iogurte, pode colocar em copinhos/potinhos e congelar. Meu marido usa os iogurtes congelados para bater com frutas, fica tipo um sorvete, bem bacana. Beijos

      Curtir

      • Muita obrigado pela rapidez em responder e pelas dicas… Só mais uma pergunta: então, não tem problema em fazer com o iogurte desnatado?

        Curtir

      • O ideal é que seja integral, pois ele tem a gordura boa para dar a liga ao iogurte. Não sei te dizer se o desnatado também irá funcionar, precisa da gordura. Beijos

        Curtir

  7. Ficou ótimo, delicioso, muito obrigada. Eu já faco sempre o iogurte normal em casa pro nosso consumo e agora comecei a vender, como meu marido tem um pouco de intolerância a lactose fiz pra ele, que amou, já aproveitei que a receita deu certo e vendi pra uma celíaca que conheço. Um sucesso. Muito obrigada. Tudo de bom pra vcs.

    Curtir

  8. VI em um dos comentários que vocês usam normalmente o iogurte da verde Campo, qual seria exatamente o iogurte? Porque tem aquelas que são mais líquidos, para beber e tem aqueles copinhos que são mais concentrados, qual seria o certo?
    Procurei no site e achei essas opções, você poderiam me falar qual você usa normalmente?
    http://www.verdecampo.com.br/produtos/iogurte-natural-lacfree/
    http://www.verdecampo.com.br/produtos/iogurte-natural-lacfree/http://www.verdecampo.com.br/produtos/iogurte-lacfree-500g/

    Curtir

  9. Olá. Já tentei fazer duas vezes e não dá certo. Fica totalmente líquido. Usei o mesmo leite e o mesmo iogurte. Alguma sugestão? ?

    Curtir

    • Quando isso acontecer, aqueça novamente a mistura e cubra. Deixa mais horas paradinho até atingir a consistência de iogurte. Dependendo do clima e do dia é preciso refazer o processo porque pode esfriar rápido e não atingir a consistência (teve um dia que fiz esse processo 3x).

      Curtir

  10. Oiii!!
    Sou intolerante e adorei os vídeos, moro em uma cidade que tem poucas opções de iogurte sem lactose.Tentei fazer ontem, e usei o iogurte sem lactose da activia (único encontrado q tinha o fermento lácteo), mas não deu certo, estava totalmente liquido, será que é pq está muito frio ou a marca do iogurte não ajudou?? Vou refazer o processo!

    obrigada

    : )

    Curtir

    • Oi, Deise! Isso pode ter ocorrido por dois motivos:
      Primeiro por causa do frio. Quando isso acontecer, aqueça novamente a mistura e cubra. Deixa mais horas paradinho até atingir a consistência de iogurte. Dependendo do clima e do dia é preciso refazer o processo porque pode esfriar rápido e não atingir a consistência (teve um dia que fiz esse processo 3x).
      Segundo, pelo iogurte que você usou. Ele contém inúmeros ingredientes que dificultam o processo para fazer um novo iogurte, são muitos espessantes, gomas, adoçantes etc. O iogurte que usamos continha apenas três ingredientes: leite, lactase e fermento lácteo. E você só precisa disso para ter um iogurte, aquele outro tanto de coisa do Activia é só aditivo químico.
      Beijos 🙂

      Curtir

  11. Nossa já fiz umas 4 vezes com desnatado e ficou um espetáculo bem grosso perfeito só que. .. agora acho que é a décima vez que faço é não acerto mais. Fica muito líquido. Moro local frio e dxo até 24 horas. Não sei o que é. Cheguei até acreditar em olho gordo. Help me😤

    Curtir

    • Oi, Flávia! Isso acontece por causa do frio. Quando isso acontecer, aqueça novamente a mistura e cubra. Deixa mais horas paradinho até atingir a consistência de iogurte. Depois de algumas horas verifique a temperatura, se já estiver muito frio e ainda mole, volte a reaquecer. Dependendo do clima e do dia é preciso refazer o processo porque pode esfriar rápido e não atingir a consistência (teve um dia que fiz esse processo 3x). Como ele esfria muita rápido, não dá tempo de formar a liga pro iogurte, então você pode deixar lá parado 24h, mas se o iogurte já estiver frio nada vai acontecer, ele precisa estar mais quentinho para fermentação. 🙂 Beijos

      Curtir

      • Nossa Letícia obrigada pele gentileza da resposta, estava intrigada porque meu iogurte ficava ótimo e agora que triste. Olha, ficou uma dúvida, ontem aqueci ele cobri bem e vou ver hje como vai estar . Não entendi caso queira repetir o processo, não seria ferve lo novamente ja com iogurte dentro e colocar outro iogurte, não seria isto não né?! somente aquece lo e deixar quietinho? rss abçs

        Curtir

      • Não ferva e não acrescente mais nada, apenas dê uma esquentada. Não deixe ferver senão irá “matar” a fermentação, apenas aqueça até deixá-lo quentinho e volte a cubrir e guardar em um local bem abafado. Beijos

        Curtir

      • Ok yessss. Ele engrossou depois que o aqueci ontem a tarde👏👏👏👏. Deus te pague. V é uma fofa. Com certeza foi esfriar o tempo a partir daí não deu mais certo. Bjs

        Curtir

      • Em dias frios pode ser bem útil um isopor com água morna para deixar a mistura do iogurte em banho maria. Assim, conserva melhor a temperatura. A água deve estar naquele mesmo ponto em que se usa para misturar o leite no iogurte – o tempo de conseguir deixar o dedo dentro contando até dez. Eu faço assim.

        Curtir

  12. Ola. Da para fazer esse iogurte com iogurt ja com sabor (tipo os da Italac sem lactose)? Tenho um filho pequeno que adora “danone” e tem intolerencia. Se der pra fazer, pode congelar tambem (ja com sabor)? Dura quanto tempo congelado? Obrigada!

    Curtir

    • Daisy, não sei se funciona porque esses iogurtes que já vêm com sabor têm muita química, são inúmeros espessantes, gomas, adoçantes e outros ingredientes que dificultam e impedem de você fazer o iogurte a partir dele. A minha dica é você fazer com o iogurte natural (usei o da Verde Campo e tinha só 3 ingredientes: leite, lactase e fermento lácteo, nada de químicas, bem simples) e depois de pronto saborizar o iogurte: bata com morangos ou com gelatina de morango e açúcar/mel etc. Fica uma delícia! Beijos

      Curtir

  13. Olá!!
    Eu costumo fazer coalhada seca, com leite de saquinho, então depois do ponto de iogurte coloco pra escorrer no saco de pano pra obter a coalhada seca.
    Estava a procura de uma receita sem com leite semidesnatado ou desnatado e sem lactose pois tenho colite e o médico proibiu o leite normal.
    Troquei a margarina por coalhada seca que é fantástica de gostosa e saudável!!
    Adorei os comentários e respostas!! Me tiraram várias dúvidas!
    Vou tentar esta semana fazer com o leite Italac que é semidesnatado ou até mesmo com o Molico. Vocês têm certeza que de caixinha da certo né??
    Torçam por mim, porque se não Adeus coalhada seca!!

    Curtir

  14. Vim pra dizer muito obrigada!
    Fiz com o Molico zero lactose, que é desnatado, e não ficou tão consistente como o de vcs, mas o gosto ficou igual o de iogurte q vende no mercado, mas muito mais saudável com certeza.
    A consistência ficou como de leite condensado.
    Tentarei fazer o grego pra ver se dá certo.
    O tempo de validade na geladeira é de 1 semana?
    Obrigada.

    Curtir

  15. Olá! Fiz meu iogurte ontem à noite e hoje cedo já estava comendo está delícia. Ficou muito bom
    Bati com morangos congelados. Maravilhoso!
    Parabéns e obrigada 🤗

    Curtir

  16. Oi, ja fiz varias vezes e deu certo, mas dessa vez, errei, não esperei, amornar e coloquei o igurte iogurte no leite quente, esperei 8horas e nao virou, quero saber se posso usar esse leite de novo e esquentar novamente e colocar mais iogurte, enfim fazer todo processo com o mesmo leite?

    Curtir

  17. Oi Leticia, eu comprei a coalhada pronta da marca Canto de Minas e queria saber se posso fazer com ela (isca), ou se precisa ser somente co o Iogurte natutal?

    Curtir

  18. Ficou maravilhoso! Muito obrigada por essa dica, foi a solução, pois mesmo tomando os prontos que são industrializados, ainda ficava mal. Com esse eu fico super bem! =D

    Curtir

  19. Olá, os iogurtes normais beneficiam a flora intestinal. O iogurte zero lactose tem a mesma função? Sou intolerante e vi em algumas receitas com leites vegetais que precisaria colocar probióticos no iogurte, mas é mais complicado. Nesta receita zero lactose já teria essa função do probiótico por causa do fermento lácteo do iogurte falado no vídeo? Obg.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s