Como fazer óleo de coco

1

Hoje preparamos um post bem bacana para vocês: como fazer óleo de coco em casa. Digamos que seja um post para matar a curiosidade de todos que, assim como nós, ficavam pensando no processo para preparar óleo de coco e se ele era de fato tão caro por exploração das empresas ou se de fato era algo dispendioso. O #maridodaintolerante resolveu fazer e resolvemos dividir com vocês esse processo. É algo simples, não tem segredo, mas dá um certo trabalho. Vamos à receita, depois comento o que achamos de fazer nosso óleo de coco.

Ingredientes

1 coco seco (não pode ser o verde)

Modo de fazer

Fure o seu coco para retirar a água, reserve-a. Quebre o coco com a ajuda de um martelo de bife, retire a casca de fora, mas pode deixar a pelezinha marrom grudada no coco, só a retire se você realmente preferir, mas não fará diferença no resultado (já que coaremos) e economiza um tempão. Depois, bata os pedaços de coco no liquidificador ou processador junto com metade da água que você retirou do seu coco (se tiver muita dificuldade para bater, pode adicionar toda a água de coco) – quanto mais você bater, mais fácil de extrair o óleo. Coloque uma peneira em um recipiente e vá espremendo os cocos que você bateu com as mãos, apertando bem, assim vai sair todo o leite que virará óleo. Coe novamente esse leite para retirar qualquer parte sólida que tenha caído. Agora basta levar ao fogo e deixar ferver, logo você vai reparar que ocorrerá a separação do óleo e do leite (o leite ficará no fundo, sólido), aí basta derramar o óleo, com cuidado para que a parte sólida não venha junto, em um recipiente de vidro e pronto, você tem o seu óleo de coco para consumo.

No vídeo você confere o passo a passo desse processo:

Nossas conclusões: o óleo de coco não rende, você vai ver que a quantidade é mínima. Para fazer um vidrinho de 200 ml, precisará de muuuuitos cocos. Ou seja, o óleo de coco é caro mesmo, não é exploração da indústria. Se você quer algo 100% puro, faça em casa. Mas se você consome demais o óleo de coco, aconselho a comprar, no final das contas sai praticamente o mesmo preço, porém você economiza tempo.

Uma dica para esse óleo de coco caseiro é usá-lo para hidratar os cabelos. O resultado é incrível! Como você consegue pouco óleo, é uma quantidade bem bacana para usar como uma máscara de hidratação capilar.

Esperamos que vocês tenham gostado dessa nossa dica, quem fizer nos conte o que achou!

Beijos, Letícia, Regina e Marcel

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s