Pão de liquidificador (vegano e sem glúten)

paes 015b

Bom dia, gente! Hoje a segunda é maravilhosa, já que amanhã é feriado, ebaaaa! Por aqui rolou feriadão, então estamos na folga prolongada, às vezes é bom, né? 🙂 Resolvemos compartilhar com vocês mais um pão sem glúten, sem lactose e sem ovo. É uma receita que fazíamos há tempo (já que estou sem poder comer fermento desde janeiro e ficarei assim por mais 30 dias #contagemregressiva!!! hahaha) e tínhamos nos esquecido de colocar no blog. Ela é facílima de fazer, prática, rápida e o melhor: suja pouca louça! Coloca tudo no liquidificador e seja feliz!

Ingredientespaes 013b

2 ½ xícaras de água morna

1 “ovo” de linhaça (receita aqui)

1 ½ colheres (sopa) de açúcar mascavo

1 colher (café) de sal

3 colheres (sopa) de óleo vegetal

1 colher (sopa) de fermento para pão (um envelope)

½ kg de farinha sem glúten (usamos Aminna, encontre aqui)

Modo de fazer

No liquidificador, bata muito bem a água morna, o “ovo” de linhaça, o açúcar mascavo e o óleo. Depois, acrescente a farinha sem glúten, o sal e o fermento e misture muito bem. Deixe crescer até dobrar de volume e leve a assar em forno a 180 oC por cerca de 35 minutos.

Simples demais, não é mesmo? Esse é pra não ter desculpa de não fazer, nada de sabotar as intolerâncias e comer um pão francês, hein? Bora se cuidar que o lance é sério; a saúde agradece! 😉

Bom feriado a vocês! Aproveitem!

Beijos, Letícia e Regina

28 comentários sobre “Pão de liquidificador (vegano e sem glúten)

  1. Olá Letícia! Vou pra o meu 2º pão sem glúten da vida e tenho 2 perguntinhas! Como não sou vegana, eu posso usar 1 ovo no lugar do ovo de linhaça ou se for usar ovo mesmo a quantidade deve ser maior? E você poderia me passar a receita de um mix de farinhas pra substituir essa da Ammina por favor? Obrigada!!

    Curtir

    • Oi! Claro, pode substituir a linhaça pelo ovo comum, mas talvez você precise adicionar um pouco mais de farinha, porque o ovo comum tem mais “água”, o de linhaça é mais seco.
      Nós nunca testamos essa receita com o mix de farinhas feito em casa, então não sei se dará certo. Mas em outros pães usamos este mix:

      2 xícaras de farinha de arroz
      1 xícara de fécula de batata
      1 xícara de creme de arroz (aquele em pó, da Yoki)
      2 colheres (sopa) de goma xantana

      Espero que dê certo! 🙂
      Beijos

      Curtir

  2. Qual o tamanho da forma de pão que você usa? Eu li que o tamanho influencia se o pão afunda no meio ou não, então quero usar a forma certa! A massa fica líquida feito bolo ou fica mais durinha?

    Curtir

    • Konata, usamos a fôrma de pão de fôrma, tamanho padrão. Quando chegar em casa posso medi-la bem certinho e te passar. Mas é o tamanho padrão de pão de fôrma caseiro. A massa fica um pouquinho líquida, mas depois que cresce fica mais espessa, com jeito de massa de pão mesmo.

      Curtir

    • Eles duram uns 3-4 dias fora da geladeira, cerca de 8-10 na geladeira. Sim, pode congelar. Eu sempre faço isso, pois esses pães estragam bem rápido. Assim não há desperdício. 🙂 Beijos

      Curtir

  3. Oi!!! Por favor, depois que eu bater no liquidificador, eu adiciono a farinha no liquidificador e bato um pouco mais OU esta parte eu mexo na mão mesmo? Obrigada! Bjos.

    Curtir

  4. Oi. Posso substituir a fécula de batata por mais amido de milho ou outra coisa? Queria fazer com farinha de arroz. Essa xantana da pra substituir? Não faço ideia do que é hehe

    Curtir

    • Olá! A fécula de batata pode substituir por amido de milho ou por polvilho doce. A goma xantana não dá pra substituir. É um pó, você encontra em supermercados, lojas de confeitaria ou lojas de produtos naturais. Se não achar, vende na loja online Natue. Ele vai servir como o substituto do “glúten”, faz toda diferença na receita. Beijos

      Curtir

  5. Olá! Boa noite! Tenho uma duvida, a farinha sem glúten pode ser substituída pelo mix de farinhas, ou farinha de arroz? Obg e parabéns pelo blog, estou encantada…Bjs

    Curtir

    • Olá!
      Somente pela farinha de arroz não é possível substituir, mas você pode tentar substituir pelo mix. Nunca testamos, então não podemos confirmar se dará certo. Tomara que funcione! Beijão

      Curtir

  6. Oh God! Acabei de fazer esse pão, deliciosoooo…. Mudei as farinhas pois não tinha a mistura pronta, não sei se por isso mas ficou mais de uma hora no forno!!! E o miolo ainda ficou com aspecto de cru… Mas ficou muito bom!

    Curtir

    • Eba, que bom que gostou!!! Com a mudança nas farinhas, altera muito a receita, então o tempo e o modo de assar também se alteram. Como você disse que o miolo ficou com aspecto de cru, talvez fosse o caso de assar em temperatura mais baixa. Beijos

      Curtir

  7. Olá pessoal! Também fiz. Usei a mistura de farinha da Aminna, pois tinha um pacote em casa. Misturei os ingredientes no liquidificador, inclusive o fermento, e depois incorporei na mistura da farinha com o sal mexendo à mão. O pão realmente ficou macio e saboroso. Obrigado!!!

    Curtir

  8. Essa receita foi minha salvação. Desde que descobri a intolerancia ao gluten, foi o primeiro pão que deu vontade de comer. Ja nao aguentava mais os pães industriais. Amei!

    Curtir

Deixe um comentário