Quiche de legumes vegana e sem glúten

032b

Oi, gente! Hoje tem #segundasemcarne no blog com uma receita simplesmente deliciosa: quiche de legumes! Tudo sem leite, sem ovo, sem lactose, sem soja, sem glúten! Essa é uma versão de quiche, claro, já que a quiche de verdade leva muito ovo, glúten, lactose. Nós adaptamos e criamos uma receita vegana e muito saborosa. Já esteve nos almoços de domingo diversas vezes, foi 100% aprovada e hoje compartilhamos com vocês essa maravilha. Fizemos também essa receita sem a massa, seguindo o mesmo passo a passo apenas com os legumes e fazendo legumes cozidos deliciosos! Acho que essa receita tá no meu Top 5 de receitas deliciosas para intolerantes, huuuuuum ADORO! Ah, e o recheio você faz da sua preferência, aqui demos apenas uma sugestão, mas você pode fazer com outros legumes ou carne, frango, tofu, fica a seu critério! Separei a receita por partes (massa, recheio, montagem) para facilitar, confiram! 🙂

Ingredientes (massa)045b

1 xícara de farinha de arroz (branca ou integral)
1 xícara de farinha de grão-de-bico
1/2 xícara de farinha de trigo sarraceno (é sem glúten)
1 colher (café) de sal
4 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem
1/2 colher (café) de fermento químico
1 xícara de água gelada

Modo de fazer (massa)

Coloque todos os ingredientes numa tigela, a água vá acrescentando aos poucos por último, e mexa muito bem a massa com as mãos até que fique lisa, homogênea e não grude nas mãos. Deixe-a descansando por 30 minutos na geladeira. Molde a massa numa fôrma de fundo removível; não deixe nem muito fino nem muito grosso, se não não irá assar igualmente toda a quiche, procure forrar toda a sua fôrma de modo igual.

Ingredientes (recheio)040b

2 berinjelas pequenas cortadas em rodelas
1 colher (sopa) de sal grosso
2 colheres (sopa) de vinagre de álcool
Água (cerca de 1 litro)
2 abobrinhas pequenas cortadas em rodelas
3 cebolas-roxas pequenas fatiadas
1 tomate grande fatiado
Azeite de oliva extravirgem
Temperos a gosto

Modo de fazer (recheio)

Deixe as berinjelas fatiadas de molho na água com o sal grosso e o vinagre por 30 minutos. Escorra a água e seque as berinjelas com papel-toalha. Leve a berinjela a assar em fôrma untada com azeite de oliva, por cima polvilhe temperos a gosto (usamos orégano e pimenta), em forno a 250 °C por 10 minutos. Cubra a fôrma com papel-alumínio. Depois, tire a berinjela do forno e, na mesma fôrma, disponha as abobrinhas fatiadas. Adicione mais uma pitada de sal e um fiozinho de azeite de olive. Volte ao forno por mais 20 minutos (fôrma coberta com papel-alumínio). Num wok ou numa frigideira grande, frite o tomate, a cebola-roxa e um punhado de alho-poró com 1 colher (sopa) de azeite de oliva e temperos (usamos sal, pimenta e orégano); deixe cozinhar até que fiquem bem macios, quase desmanchando.

048b

Montando a quiche

Sobre a massa já moldada na fôrma de fundo removível, comece espalhando uma camada de molho de tomate por todo o fundo da quiche para que fique bem molhadinha. Nós fizemos o nosso molho com 1 cebola branca, 1 tomate, 1 colher (café) de sal e 1 colher (sopa) de extrato de tomate, mas você pode usar molho pronto se preferir. Em seguida coloque os legumes e finalize com temperos a gosto e um fiozinho de azeite de olive. Leve a assar por 20 minutos em forno a 250 °C e está pronta a sua quiche.

Para que vocês não fiquem com nenhuma dúvida, resolvemos filmar o passo a passo da receita para que vocês pudessem ver de pertinho como fizemos. Assim facilita bastante, vejam só:

E aí, quem ficou com água na boca? Só de fazer o post já me deu vontade de comer essa quiche deliciosa novamente! Os legumes ficam saborosos DEMAIS, é incrível, e a massa fica macia, nada quebradiça ou esfarelenta, boa demais. Nós até congelamos para testar e fica ok! Depois de descongelada, a massa dá uma leve ressecada, normal, mas continua saborosíssima. 🙂

Beijos, Letícia e Regina

Anúncios

Um comentário sobre “Quiche de legumes vegana e sem glúten

  1. Pingback: Empadão de frango (massa tipo “podre”) | SOS Intolerante

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s