Leite de coco caseiro

Leite-de-Coco-Caseiro_post1

Oi, gente! A receita de hoje é mais uma da série: pra que pagar caro se você pode fazer em casa pela metade do preço? E dessa vez trouxemos a vocês o passo a passo de como preparar leite de coco caseiro. Moleza de fazer, rápido, fácil e prático. Além disso, fica puro, já que muitos leites de coco no mercado contêm um tantão de aditivos químicos totalmente desnecessários. Bora fazer o nosso próprio leite vegetal caseiro e se deliciar sem gastar a mais por isso.

Ingredientes

1 coco marrom

700 ml de água mineral morna

Modo de fazer

Primeiro você deve retirar a casca do coco. Você pode deixar o coco inteiro no forno por uns 15 minutos, dar uma batidinha e a casca solta fácil ou fazer o método clássico (que foi o que fizemos): dá-lhe umas marteladas de bife no coco, quebra e tira a casca. Não é difícil, sai facinho. Você não precisa tirar aquela pele marronzinha, pode fazer o leite com ela. Porém isso deixa o leite um pouco mais amarelinho; se você quiser um leite beeeem branquinho, aí retire essa pele com a faca (aí já dá um pouco de trabalho, nós nunca tiramos, não interfere no sabor).

No liquidificador (ou processador), adicione os cocos (pique-os em pedaços menores, para facilitar a bater no liquidificador) e a água mineral morna (se você gostar de um leite mais leve, coloque até 1 litro de água) e deixe bater bem, por uns 5 minutos. Depois é só coar em uma peneira fininha ou em um tecido de voile (foi o que usamos, veja no vídeo a seguir). E prontinho, leite de coco caseiro e puro para você consumir!

220x220_7101850_orig2

O ponto negativo é a validade: nosso leite de coco caseiro dura cerca de quatro dias em geladeira. Aí você já vai desanimar? Não! Basta colocá-lo em copos ou vidrinhos e congelá-lo. Eu sempre faço uma grande quantidade de uma vez só para poupar trabalho e congelo em potinhos de vidro por uns 2 meses. Assim, vou usando aos poucos.

Confiram no vídeo a seguir o passo a passo detalhado de como preparar:

Ah, vale a pena falar que com essa quantidade de água que usei, o leite ainda fica bem leve, sem aquele sabor forte que os leites de coco comprados prontos têm. Eu geralmente diluo o leite de coco pronto antes de usar, mas esse caseiro não precisa. Caso você goste do leite de coco bem forte, use 400 ou no máximo 500 ml de água. Quanto menos água, mais concentrado ficará.

E fiquem ligadinhos que ensinaremos a fazer farinha de coco caseira com o resíduo do leite de coco. Nada de desperdícios!!! 😉

Esperamos que tenham gostado e até a próxima!

Beijos Letícia e Regina

Anúncios

21 comentários sobre “Leite de coco caseiro

  1. Oi, flor! Só uma dica… a nutri Cris Tozzo (tem instagram) que vou indica cozinhar (ferver) o coco por 10 minutos. Ela usa 1 xícara de coco para 4 xícaras de água. Depois, bater no liquidificador e coar. Segundo ela “esse leite tem preparação especial (passa por fervura) pois os compostos funcionais que queremos do coco serão melhor liberados no cozimento! O que não é verdade para o leite de outras oleaginosas”. Na última vez que fiz eu ainda, depois de cozinhar, deixei o coco na panela por uma noite (na geladeira). Na manhã seguinte que bati no liquidificador e coei. Achei ainda mais saboroso. E ela me disse que não há problema alguma fazer isso. Fica a dica!;)

    Curtir

    • Sim, também se pode fazer assim. Eu só mostrei o jeito mais rápido e prático. Conheço a Cris, já fiz cursos com ela, é ótima! Obrigada por compartilhar conosco, Graziela! Beijão

      Curtir

  2. Pingback: Farinha de coco caseira | SOS Intolerante

  3. Pingback: Tartelete de coco sem glúten/sem lactose | SOS Intolerante

  4. Pingback: Brigadeiro com leite de coco caseiro | SOS Intolerante

  5. Pingback: Rocambole bom-bocado de fubá | SOS Intolerante

  6. Pingback: Pão doce com cacau | SOS Intolerante

  7. Pingback: Pão vegano “low carb” | SOS Intolerante

  8. Pingback: Verrine triplo creme e chocolate | SOS Intolerante

  9. Pingback: Pão de inhame | SOS Intolerante

  10. Pingback: Cuca de banana | SOS Intolerante

  11. Pingback: Especial Dia dos Namorados: Tortinhas | SOS Intolerante

  12. Pingback: Cuca de pasta de amendoim | SOS Intolerante

  13. Pingback: Biscoito de aveia com chocolate | SOS Intolerante

    • Não sei te dizer, nunca os pesei porque sempre compro pela unidade. Mas não precisa ser muito preciso, o coco seco tem mais ou menos o mesmo tamanho, só comprar um “médio”, nem muito grande nem muito pequeno. Beijos

      Curtir

  14. Pingback: Crepe francês | SOS Intolerante

    • Não é normal não. Eu descongelo na geladeira (geralmente tiro do freezer à noite e coloco direto na geladeira, deixo descongelando para usar no dia seguinte). Aí uso normalmente, em receitas, vitaminas, como quiser.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s