Nhoque vegano e sem glúten

013b

Oi, genteee! A receita de hoje conquistou o coração da intolerante (e de todo mundo que experimentou) e ganhou o lugar de melhor receita salgada vegana e sem glúten que já fizemos. Nosso nhoque de batata ficou simplesmente MARAVILHOSO! Você vai jurar que tem trigo e ovo, ficou igualzinho ao nhoque original. Esse nhoque a minha mãe adaptou da receita que ela via a minha vó, que era a mestre do nhoque, fazendo. Minha vó fazia a receita “de olho”, um pouquinho disso, um pouquinho daquilo, e saía o melhor nhoque do mundo. De tanto vê-la fazendo, minha mãe acabou aprendendo e resolveu adaptá-lo às minhas intolerâncias. E saiu perfeito de primeira!!! Tão gostoso, mas tãooo gostoso! E nada complicado de fazer, bem simples e fácil, bora colocar a mão na massa!

Ingredientes

1/2 quilo de batata (usamos a batata-inglesa porque queríamos a receita original, mas você pode usar outra de sua preferência)015b

2 colheres (sopa) de azeite de oliva (ou manteiga ghee, no caso de uma receita não vegana)

1 “ovo” de linhaça (receita aqui)

1 xícara de farinha de arroz

1 xícara de fécula de batata

1 colher (sopa) de sal

Modo de fazer

Cozinhe as batatas sem sal até ficarem bem macias. Essa era uma dica da minha vó, cozinhar as batatas sem sal dá uma liga muito melhor ao nhoque. 😉 Amasse-as e junte o azeite de oliva (ou ghee), misture e espere esfriar. Adicione o ovo de linhaça e misture. Em seguida, acrescente a farinha e a fécula e comece a mexer bem a massa com as mãos até que fique bem homogênea. Polvilhe uma superfície com fécula de batata, faça cobrinhas com a massa e corte os pedacinhos do nhoque. Em uma panela à parte, adicione água e o sal. Assim que levantar fervura, coloque uma porção dos nhoques; quando boiarem, estão prontos. Aí é só retirá-los com a ajuda de uma escumadeira; dispor em um refratário e cobrir com o molho de sua preferência.

Moleza, não é mesmo? Você pode variar o molho e fazer de diversas formas. Nós optamos pelo clássico molho vermelho, combina demais!!!

030b

Nós também temos a receita de nhoque de arroz (confiram AQUI), fica delicioso e é uma boa opção para quem não pode consumir batata. 🙂

Esperamos que tenham gostado! Não deixem de experimentar, esse nhoque é bom demais!!!! Até a próxima!

Beijos, Letícia e Regina

Anúncios

4 comentários sobre “Nhoque vegano e sem glúten

  1. Uma delícia! Ficaram com textura e sabor perfeitos. Tanto que amanhã publicarei a receita também no meu blog, com as devidas referências a vocês. =)
    Só que fiz com ovo de galinha, mesmo, e com manteiga. A intolerância/restrição aqui em casa é só ao glúten, pela minha mãezinha.
    Obrigada por compartilhar e parabéns.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s