Pastel assado

035b

E a semana de comemoração do aniversário do blog não paraaa! Hoje ainda é quarta, teremos muitos receitas pela frente! Fiquem ligadíssimos que é só coisa boa! A receita de hoje é mais uma que fez parte da nossa festa de 1 ano do SOS Intolerante: pastel assado!

043b

Hmmmm, que delícia! Massa vegana, sem ovo, sem soja, sem glúten e sem lactose. Facílimo de fazer! E o recheio varia de acordo com o que você preferir – nós optamos por frango. Mas ficará ótimo com recheio de legumes e queijo vegano. Foi um sucesso na festa do blog, todo mundo adorou, e é uma ótima opção para evitar o pastel frito (que também já preparamos, confira AQUI). O pastel fica lindo, bem douradinho, parece até que foi frito, mas apenas o assamos. Confiram como fizemos!

Ingredientes

1 xícara de farinha de arroz (branco ou integral)044b

1 xícara de farinha de grão-de-bico

1/2 xícara de fécula de batata

1 colher (sopa) de fermento químico

6 colheres (sopa) de azeite de oliva

1 colher (chá) de sal

1/2 xícara de água gelada (caso precise mais, vá acrescentando aos poucos)

Modo de fazer

Em um recipiente, junte todos os ingredientes e misture bem, com as mãos, até que fique uma massa homogênea. Deixe-a descansar por 30 minutos na geladeira, enquanto isso aproveite para fazer o recheio ;). Passado o tempo, abra a massa com um rolo ou garrafa, corte formato redondo (se preferir, use um pote redondo para medir o diâmetro), recheie e feche (lembre-se de fechar bem as pontinhas para o recheio não vazar); o processo é o mesmo que fazemos com pastel frito normal. Leve-os a assar em forno a 200 ºC por cerca de 20-25 minutos em fôrma forrada com papel-manteiga ou untada. Depois de prontos você pode pincelar café preto frio e sem açúcar para que fiquem bem moreninhos, como quando pincelamos gema.

Muito fácil de fazer, não é mesmo? Ah, esse pastel pode ser congelado. Para a nossa festinha nós o fizemos com uma semana de antecedência – já que teríamos muitas gostosuras para preparar, fomos fazendo aos poucos, com planejamento (fica a dica para a sua festinha 😉 ). Nós congelamos os pastéis ainda crus em uma fôrma, depois que eles já estavam duros colocamos em um recipiente bem fechadinho e o descongelamos na hora de assar. Ficaram deliciosos como feitos na hora!

Bom demais, hein? E amanhã tem mais receita, fiquem de olhooo! 🙂

054b

Beijos, Letícia e Regina

Anúncios

15 comentários sobre “Pastel assado

  1. Oi Letícia, tudo bem? Amo suas receitas e agradeço muito por compartilhar conosco.
    Fiquei com muita água na boca quando vi o pastel, mais só hoje consegui fazer. rsrsrsr A massa ficou bem quebradiça e um pouco difícil de modelar é assim mesmo? Tirando isso amei!!!

    Curtir

    • Oi, Alessandra! Que bom que você gostou! Sim, ela é complicadinha de modelar, quebra com facilidade. Tem que fazer com bastante cuidado para não quebrar. Mas o sabor é incrível, vale a pena! 🙂 beijão

      Curtir

  2. Pingback: SOS Intolerante: 2 anos! | SOS Intolerante

  3. Olá, gostaria de saber se dá pra congelar ela enrolada e depois descongelar. Quero fazer aquela torta flor de maçã. Mas não sei se dá pra congelar a torta crua já com a maçã. O que vc acha? Vou fazer para aniversário e como tem muitas coisas e pra fazer e poucos braços estou vendo possibilidades assim. Grata pela atenção!!!

    Curtir

    • Nao congele a massa enrolada. Congele os pasteis já prontos. Se congelar a massa enrolada, depois ela irá ressecar e ficará difícil de moldar os pastéis. Quanto à maçã, nunca fiz essa torta, mas teste congelar a maçã porque tenho a impressão que depois quando descongela ela fica esquisita. Abraços

      Curtir

      • Então, não sei como vai ficar depois com a maçã descongelada, às vezes a consistência pode ficar esquisita. Sugiro você congelar esse recheio primeiro e depois descongelar para testar, ver se funciona. Porque algumas frutas, após descongelar, não ficam legais. O importante é testar. 🙂

        Curtir

  4. Pingback: Rissoles de carne | SOS Intolerante

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s