Torta de legumes e Coxinha

035b

Chegamos ao último post do 1 ano de aniversário do SOS Intolerante, foi uma semana repleta de gostosuras com ideias para festinha de intolerantes. Nós ficamos muito animadas pensando e repensando nessa festa, fizemos algo simples, no pouco tempo que tivemos devido à correria dos nossos trabalhos, mas saiu algo delicioso e cheio de amor! ❤ Esperamos muito que vocês tenham curtido essa festa! 🙂 Mas bora para as últimas receitas do dia: torta fria e coxinha!

042b

Opa, como assim, eu li torta fria? ISSO MESMO!!! E é sem glúten, sem leite, sem ovos! Rááááá, intolerantes em ação com as ideias mais bacanas! 😉 Ficou simplesmente sensacional!!! Eu estou com restrição ao fermento biológico e mais muuuuitos outros alimentos, porém posso escolher um desses alimentos para consumir no máximo uma vez por semana, e esse foi o dia escolhido, com toda certeza! Comi só um pedacinho, infelizmente não posso comer como eu gostaria, mas deu para matar a vontade de torta fria. Gente, sério, fica igualzinha à original. E essa maionese foi descoberta do meu irmão, ela é vegana e idêntica à maionese comum. Vejam a receita com todas as dicas!

Ingredientes Torta Fria

1 a 2 pacotes de pão (usamos o pão branco de fôrma da Schär, que é sem glúten, sem leite e sem ovos)1

2 potes de maionese vegana (nós usamos a maionese vegana Vegetale, esta AQUI, encontramos em supermercados aqui da nossa cidade, é muito gostosa, mas você pode usar a receita caseira que ensinamos AQUI)

2 cenouras raladas

1 xícara de ervilhas

300g de frango desfiado e refogado

1/3 xícara de leite de arroz (apenas para umedecer o pão)

Modo de fazer Torta Fria

Comece tirando a casca do seu pão e fazendo uma camada dele no refratário em que irá servir. Umedeça essa camada com leite de arroz para que a torta fique bem molhadinha, cobra com a maionese vegana e monte o recheio a seu gosto. Fizemos assim, de baixo para cima: pão, cenoura ralada, pão, frango, pão, ervilha, pão, cenoura, pão, frango, pão. Lembrando que a cada camada de pão nós a umedecíamos com leite de arroz e passávamos maionese. Por cima, finalizamos com maionese sobre toda a torta fria e decoramos com tomate, ervilha e salsinha.

Suuuuperfácil de fazer e fica show de bola! A galera amou e se deliciou! 🙂

E agora a nossa estrela da festa: COXINHA!

045b

Sem glúten, sem lactose e sem ovo, ela brilhou absoluta. Até os paladares mais chatos para “comidas de intolerante” simplesmente amaram essa coxinha. Essa receita já apareceu aqui, mas vou colocar novamente para quem perdeu. Ela é muito gostosa, dá um trabalho ficar moldando as coxinhas, mas vale muuuuuuuuito a pena!

Ingredientes (massa)

½ litro caldo do frango que você vai usar para o recheio (não é caldo pronto)

1 colher de sopa margarina sem lactose ou ghee

Sal a gosto

250g de batatas cozidas e amassadas

230 g de farinha de arroz

Temperos a gosto

Modo de fazer (massa)

Numa panela coloque o caldo do cozimento do frango, a margarina sem lactose ou ghee, o sal, as batatas amassadas e temperos a gosto; leve ao fogo e deixe ferver. Aos poucos vá acrescentando a farinha de arroz, sempre mexendo até desgrudar da panela. Coloque num refratário e deixe esfriar. Quando já fria, comece a sovar a massa (se necessário, adicione um pouquinho mais de farinha de arroz). Agora é hora de moldar suas coxinhas: abra um punhado da massa na palma da mão, fazendo um círculo. Coloque um pouco do recheio no centro da massa, feche e modele na forma de coxinha (molhe as mãos com água, não grudará e facilitará para moldar). Depois, passe as coxinhas na farinha de rosca sem glúten ou pelo fubá. Você pode congelar, assar ou fritar as suas coxinhas.

Ingredientes (recheio)

200 g frango (usamos apenas o filé de peito)coxinha 011b

1 litro de água para cozinhar

Sal a gosto

Azeite a gosto para refogar

1 cebola picada

1 tomate sem pele e sem sementes

1 caldo de frango sem glúten

1 colher (sopa) de tempero verde

Modo de fazer (recheio)

Cozinhe o frango com sal e o desfie. Reserve ½ litro do caldo do cozimento desse frango para usar na massa. Numa panela refogue a cebola, o tomate, o tempero verde e o caldo de frango.

Redimento: 15 coxinhas médias.

Bom demais, né gente? Confiram o vídeo com o passo a passo dessa receita:

Tudo de bom, né gente? Infelizmente nossa semana de aniversário do blog chegou ao fim, mas gostaríamos mais uma vez de agradecer o carinho de todos vocês nesse 1 ano conosco! É por todos os intolerantes esfomeados nesse Brasil que fazemos o SOS Intolerante, é como eu sempre digo: Intolerantes unidos jamais passarão fome! 😀 hahaha

Beijos, Letícia e Regina

Anúncios

7 comentários sobre “Torta de legumes e Coxinha

  1. SO ISSO NA RECEITA DA COXINHA ? AH meudeuuuuus, anotado ! kkkkkkk
    Essa intolerancia é chata demaais 😦
    Mas to aprendendo um monte com as suas receitass ! 😀
    =*

    vireimamis.esy.es

    Curtir

  2. Pingback: SOS Intolerante: 2 anos! | SOS Intolerante

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s