Chipas veganas

004b

Oi, gente! A receita de hoje é do tempo da Vovó: chipas veganas! Vocês sabem que é isso? Chipa é um “biscoito” tradicional da culinária paraguaia, semelhante ao pão de queijo, e em seu preparo vai polvilho, óleo vegetal ou azeite de oliva, queijo ralado, ovos e sal. As chipas são confeccionadas sempre em forma de “ferradura”. E ficam simplesmente divinassss! A receita original era do caderno de receitas da minha vó, mas a mãe da intolerante resolveu adaptar para o blog, numa versão sem glúten, sem leite e sem ovos, ficou sensacional!

Ingredientes

1 ½ xícara de batata (inglesa ou doce) – reserve a água do cozimento006b
5 colheres (sopa) de azeite de oliva
5 colheres (sopa) de água mineral
½ xícara de polvilho doce
1 xícara de polvilho azedo
2 colheres (sopa) de fubá
1 colher (café) de sal
1 colher (sopa) de chia (opcional)

Modo de fazer

Comece escaldando o fubá com o polvilho azedo da seguinte forma: coloque ambos em um recipiente e vá adicionando a água do cozimento da batata ainda quente (de 4 a 5 colheres de sopa) até que essa mistura adquira consistência de mingau. Em seguida, amassa as batatas cozidas e acrescente o restante dos ingredientes, mexendo bem até que vire uma massa bem homogênea. Faça formato de “ferradura” (formato de chipas) ou bolinhas (tipo pão de queijo) e leve a assar em forno preaquecido a 200 ºC por cerca de 25-30 minutos).
Dica: Você pode congelar! Para isso, basta moldar as chipas e levá-las, em uma fôrma, para o congelador. Depois que já estiverem endurecidas, é só colocar em saquinhos ou potes. Pode ficar congelada por até 3 meses.

É bem simples e prático de fazer e é algo bacana de ter no freezer para servir aos amigos ou para comer quando bater aquela vontade de pão de queijo. A criançada adora, é tudo de bom! 🙂

 Esperamos que tenham gostado e até a próxima!

003b

Beijos, Letícia e Regina

Anúncios

5 comentários sobre “Chipas veganas

    • Não sei dizer, Mayara, nós não contamos as calorias da receita. Mas na internet você deve achar tabela de calorias para calcular certinho. Tem bastante carboidrato pelo uso dos polvilhos e fubá. Você pode ajustar o índice glicêmico com mais chia, ou adicionar também linhaça etc.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s