Muffin de cacau e biomassa

IMG_6150b

Oi, gente! A receita de hoje é simplesmente divina! É criação da minha tia Zélia, também do time dos intolerantes e que faz receitas incríveis (vocês já viram os macarons de morango e limão?). Ela nos passou a receita e nós testamos e aprovamos, então viemos compartilhar com vocês este muffin de cacau com biomassa de banana verde. A cobertura foi feita com um brigadeiro de biomassa, uma delícia. Esse muffin fez o maior sucesso! Ele foi parte da festa de aniversário da mãe da intolerante, minha dupla aqui no blog, e posso dizer que brilhou, mesmo tendo ao lado um bolo lindo com muito glúten e leite (e leite condensado, doce de leite, aisocorro! 😀 ) Meu sobrinho de 2 anos amou e nem quis o outro bolo, se jogou nos muffins de biomassa! Quem nos acompanha no SnapChat (segue a gente por lá: sosintolerante) viu o quanto ele gostou! E como criança não mente, podem acreditar que estava bom mesmo. 🙂

IngredientesIMG_6152b

½ de xícara de leite de arroz morno (ou outro leite vegetal)
1/3 de xícara de óleo
2 “ovos” de linhaça (2 colheres (sopa) de linhaça triturada de molho em 6 colheres (sopa) de água por 20min – receita completa aqui)
½ xícara de biomassa de banana verde
1 xícara de farinha de arroz
½ xícara de amido de milho
1 colher (sopa) de farinha de grão-de-bico (ou outra farinha sem glúten)
1 ½ xícaras de açúcar (usamos o mascavo)
½ xícara de cacau em pó
1 colher (café) de fermento químico
½ colher (café) de bicarbonato de sódio

Modo de fazer

Bata no liquidificador o leite morno e a biomassa. Em seguida, acrescente o óleo e os “ovos” de linhaça e bata novamente. Por fim, adicione o açúcar e bata até que fique bem homogêneo. Em uma bacia, misture as farinhas e o cacau; depois, acrescente os líquidos (do liquidificador) e misture bem. Por fim, adicione o fermento e o bicarbonato e mexa. Leve a assar em forno preaquecido a 200 ºC por 20-25 minutos.

Ingredientes cobertura

200 ml de leite de coco
200 ml de leite de arroz
1 ½ xícaras de açúcar demerara
1 colher (sopa) manteiga ghee ou óleo de coco
4 colheres (sopa) de cacau em pó
4 colheres (sopa) de biomassa de banana verde

Modo de fazer cobertura

Em uma panela, no fogo baixo, coloque os leites, o açúcar e a manteiga ghee; deixe apurar, mexendo sempre, até adquirir consistência mais grossa. Adicione o cacau e mexa até desgrudar do fundo da panela. Ainda com o fogo ligado, coloque a biomassa e mexa até que chegue em ponto de brigadeiro mole. Depois é só cobrir os muffins e se deliciar!

Ah, lembrando que vocês podem congelar depois de pronto, inclusive com o brigadeiro. Eu sempre congelo meus bolos, depois é só descongelar e comer, fica ótimo!

Muuuuuuuuito bom, gente! Façam, façam, façam! Sério! hahaha Bom demais 🙂

IMG_6153b

Beijos, Letícia e Regina

Anúncios

8 comentários sobre “Muffin de cacau e biomassa

  1. Olá,! Quero experimentar o brigadeiro, mas meu filho é alérgico a proteína do leite e ao arroz. Será que posso fazer a receita da cobertura dobrando a quantidade de leite de coco? Obrigada

    Curtir

  2. Noooooossa, muito bom! Acabei de fazer e já comi uns 3, kkkkk… 😀 aproveito para dar os parabéns pra vocês, descobri o blog esses dias e já virei fã, vocês ajudam muito quem tem de conviver com alguma restrição. Obrigado mesmo!

    Curtir

  3. Por favor, você poderia me dizer pelo que eu poderia substituir o amido de milho nesta receita? Eu não tolero muito bem milho. E qual tipo de óleo você usou? Muito obrigada !

    Curtir

  4. Boa tarde! vejo que em muitas receitas de pães e doces é usada a farinha de arroz… infelizmente meu filho é alérgico a arroz. Vocês sabem se posso substituir por alguma outra farinha? obrigado!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s