Bolo inglês

IMG_6372b

Oi, gente! Melhor mês do ano começou, ebaaaa! Outubro é tudo de bom, o clima fica mais agradável, as árvores estão no ápice da lindeza, está cada vez mais perto das férias e é o mês do aniversário da intolerante aqui!!! 😀 Receita nova no ar, e dessa vez recriamos um clássico dos bolos numa versão sem glúten, sem lactose, sem ovo, sem soja: bolo inglês! DE-LI-CI-O-SO! Você nem vai dizer que foi feito numa versão intolerante, porque é simplesmente idêntico ao original. Bom demais! Anotem essa receita para a vida todo! 😉

IngredientesIMG_6374b

2 xícaras de açúcar demerara
2 colheres (sopa) manteiga ghee (veganos, usem óleo de coco)
2 “ovos” de linhaça (2 colheres de sopa de linhaça triturada de molho em 4 colheres de sopa de água mineral por 20 minutos – receita aqui)
2 ½ xícaras de farinha de arroz
½ xícara de farinha de amêndoas
½ xícara de amido de milho
1 ½ xícara de leite de amêndoas
1 colher (sopa) de fermento químico

Modo de fazer

Na batedeira, inicialmente bata o açúcar, a manteiga ghee e a linhaça até que vire um “creme”homogêneo. Depois vá acrescentando os demais ingredientes e batendo até que obtenha uma massa homogênea. Leve a assar em forno a 200 ºC por cerca de 30 minutos.

Prontinho! Muiiiiiiito fácil, né gente? E fica fofinho, macio, sério, tudo de bom!!! 🙂

Esperamos que tenham gostado dessa delícia!

Beijos, Letícia e Regina

16 comentários sobre “Bolo inglês

  1. Oi boa tarde! Eu gostaria de saber por qual farinha eu posso substituir a farinha de amêndoa? Muito obrigada! P.S Estou gostando muito das suas receitas e testando elas tbm. Beijos

    Curtir

  2. Posso usar só farinha de trigo? Meu problema é o ovo por isso queria testar a receita! Somo as quantidades de farinha e coloco só a de trigo? Obrigada!

    Curtir

    • Oi, Anna. Você pode tentar só com farinha de trigo, mas não sei se dará certo, pois essa receita foi criada especificamente para ser sem glúten. Acredito também que você não deva usar amido de milho, pois o glúten da farinha de trigo já tem a liga necessária. Mas só você testando para ver. Beijos

      Curtir

  3. Oi Leticía
    Primeiramente eu gostaria de agradecer pelas receitas e elogiar pelo seu lindo blog.
    Eu vim aqui tirar uma dúvida, eu fiz o bolo e ele ficou uma delícia porém a massa ficou super pesada, eu amei o fato dele ter crescido bastante, porém ficou muito pesado, o que você acha que eu possa ter feito? bate demais na batedeira ou talvez tenha errado a quantidade de farinha de arroz? eu não tinha a de amendoas então fiz coloquei a quantia dela de arroz, será que foi isso?

    Curtir

    • Oi, Ayslan. Pode ser a farinha de arroz em excesso, ela é um pouquinho mais pesada, quem sabe você aumenta um pouquinho o amido de milho (que vai dar mais liga) ou a quantidade de ghee (pois a farinha de amêndoas tem a gordura da amêndoa, e a farinha de arroz é mais seca, o que pode ter pesado um pouco a massa). Abraços

      Curtir

      • Assim, obrigado pela atenção Letícia, pode ter sido isso mesmo então, na proxima vou tentar aumentar o amido ou conseguir a amêndoa, porque realmente eu amei o bolo, o sabor e o tanto que cresceu, fiquei tão feliz ao ver que o bolo rachou por cima rsrs, porque desde que me tornei vegano nenhum bolo tinha crescido e rachado como antes quando usava ovo, você realmente me salvou porque eu amo fazer bolos rsrs. Só mais uma perguntinha, eu não usei ghe, usei oleo de girassol que era o que eu tinha aqui, é a mesma quantidade ou devo aumentar?
        Desde já agradeço .

        Curtir

      • Que boooom que você gostou!!! A ghee é beeeeem engordurada, tente aumentar um pouco o óleo, ainda mais se usar farinha de arroz. Tente fazer a mesma receita que você fez, apenas aumente o amido e o óleo, pode ser que já fique mais leve e fofinho seu bolo. 😉

        Curtir

    • Oie! Então, se você fizer essa substituição provavelmente também deverá alterar a quantidade de líquido e farinha da receita, visto que os ovos comuns possuem bem mais líquidos que os “ovos de linhaça”. Você pode tentar sim, aí vá colocando o leite aos poucos e, se for o caso, aumente também um pouco a quantidade de farinhas. Beijos

      Curtir

Deixe um comentário

