Pão de aveia sem glúten

067b

Oi, gente! Semana começando com mais uma receita de pão! Oba! O de hoje é pão de aveia sem glúten. Isso mesmo, com aveia e sem glúten! Nós compramos a nossa aveia na loja Natue, que é super parceira aqui do blog e recomendamos com os olhos fechados, porem confiar. Além de ser gluten free, é também sem lactose, ovo, soja e fermento biológico. Ah, e é também vegano! Tudo de bom, não é mesmo? Quer mais qualidade desse pãozinho muso? É MOLEZA de fazer, basta juntar todos os ingredientes, bater na mão mesmo e levar a assar, nada de perder tempo esperando crescer. Rapidinho você tem seu pão quentinho e pronto para se deliciar! Então bora anotar a receita dessa lindeza! 😉

Ingredientes

1 “ovo” de linhaça – substituto do ovo de galinha (receita aqui)
½ xícara de farinha de amêndoas (ou a farinha de outra oleaginosa de sua preferência) *DICA: ao comprarmos a farinha de amêndoas, colocamos em uma fôrma para dar uma torradinha (bem pouco, só até ficar mais douradinha) e depois de torrada acrescentamos um pouquinho de açúcar de baunilha, fica simplesmente perfeito! Você pode acrescentar também essência/extrato de baunilha, mas aí adicione no início, pois deve torrar junto com a farinha, fica uma perfeição!!!
½ xícara de aveia sem glúten (encontre AQUI)072b
½ xícara de fécula de batata
1 xícara de farinha de arroz integral
2 colheres (sopa) de óleo vegetal (usamos o de girassol)
1 pitadinha de sal (apenas para realçar o sabor)
3 colheres (sopa) de melado
1 colher (sopa) de fermento químico
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 ½ xícaras de leite de arroz (receita aqui)

Modo de fazer

Num recipiente, comece misturando o melado, o óleo e o “ovo” de linhaça. Em seguida, adicione o restante dos ingredientes (deixando o fermento e o bicarbonato por último) e misture bem, até obter uma massa homogênea. Despeje em uma fôrma untada e polvilhada com farinha de amêndoas, polvilhe aveia sem glúten sobre o pão e leve-o a assar em forno preaquecido a 200 °C por 25-35 min. (faça o teste do palito).

Confiram o vídeo a seguir com o passo a passo detalhado da receita:

Ele fica extremamente saboroso, tá no Top 5 dos pães que já fizemos. Além disso, a cor fica linda por causa do melado!!! Ele foi aprovadíssimo por aqui, bom demais! Ah, uma dica é congelar o pão, já que, por não ter conservantes e nem glúten (que também ajuda a conservar), ele estraga mais rápido que os pães que compramos prontos. Eu já congelo cortado em fatias, aí descongelo e conservo em geladeira. Quando vou comer, apenas esquento uns 15 segundinhos no micro-ondas e fica perfeito.

Esperamos que tenham gostado e até a próxima!

Beijos, Letícia e Regina

Anúncios

6 comentários sobre “Pão de aveia sem glúten

    • Olá! Acho que o farelo de aveia também pode dar certo, mas nós só testamos com a aveia em flocos, então não é garantido. O melado pode ser substituído por mel, agave ou maple syrup. Beijo

      Curtir

  1. procurando sem leite e fermentacao.. Mais muito obrigada pelo carinho de fazer essas receitas quem pode agradece mais ainda um abraco grande…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s