Cuca de banana

IMG_8471b

Oi, gente! A receita de hoje é apenas MARAVILHOSA: cuca de banana!!! Sem glúten, lactose, ovo e soja, essa cuca é idêntica à original. Quem come, jura que tem glúten, leite e ovo! O pessoal ficou bobo do tanto que essa cuca é incrível. Qualquer coisa que escrever aqui vai ser 100% amor pela nossa cuca de banana, então bora partir logo para a receita. hehehe 😉

Ingredientes massa

2 “ovos” de linhaça (substitutos do ovo de galinha – receita aqui)
2 colheres (sopa) de manteiga ghee (veganos, substituam por óleo ou creme vegetal)
1 xícara de açúcar demeraraIMG_8473b
½ xícara de fécula de batata
1 e ½ xícara de farinha de arroz
200 ml de leite de coco (usamos o industrializado, mas tem receita de leite de coco caseiro aqui)
1 colher (sopa) de fermento químico
3 bananas (médias) cortadas em tiras

Ingredientes farofa

2 colheres (sopa) da massa crua
3 colheres (sopa) de açúcar demerara
2 colheres (sopa) de óleo de girassol
3 colheres (sopa) de farinha de arroz
1 colheres (sobremesa) de canela em pó

Misture tudo com as mãos até que fique homogêneo e reserve.

Modo de fazer

Para fazer a massa da cuca, comece batendo na batedeira os “ovos” de linhaça, a manteiga ghee e o açúcar demerara até obter um creme homogêneo. Em seguida, adicione o leite de coco e as farinhas; bata bem. Por fim, acrescente o fermento químico e o incorpore à massa. Coloque a massa em uma fôrma untada e enfarinha, por cima disponha as bananas cortadas em tiras e finalize com a farofa. Leve a assar em forno a 200 ºC por cerca de 30 minutos (faça o teste do palito).

IMG_8477b

Esse tá no nosso top dos “bolos”, porque ficou muito-muito-muito gostoso mesmo!!! O marido, que não é muito fã de bolo, adorou e comeu pra chuchu, comia cuca até de sobremesa! hahaha 😀

Ah, e para quem nos acompanha há pouco tempo, nós também já compartilhamos por aqui uma receita de cuca de goiaba maravideusa, confira AQUI. A massa da cuca de goiaba também ficou beeeem fofinha, nham, que delícia. 🙂

Esperamos que tenham gostado e até a próxima!

Beijos, Letícia e Regina

Anúncios

9 comentários sobre “Cuca de banana

  1. Estou muito feliz por encontrar seu blog! Minha mãe tem alergia a vários alimentos, entre farinha, leite, ovo, algumas castanhas e frutos do mar….ela é idosa e fiquei sabendo que esse tipo de alergia é bem raro….nossa! estou até emocionada por ter receitas tão simples para que eu possa fazer para ela….grata pela dedicação em publicar!

    Curtir

  2. Olá de novo rsrs…acabei de fazer a cuca dr banana e amei rsrs….só minha cobertura que não ficou marrom…ficou tudo branquinho….que sabor delicioso

    Curtir

    • A nossa ficou mais escurinha por causa do açúcar demerara e da canela. Fica um marrom claro, bem como nas fotos em que aparece a cuca cortada. Que bom que você gostou, adoramos saber disso!!! Essa cuca é uma perdição, até evitamos fazer porque queremos comer tudo num dia só de tão gostosa que fica. 🙂 Hehehe Beijos

      Curtido por 1 pessoa

  3. Pingback: Cuca de bananada | SOS Intolerante

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s