Torta gelada de amendoim

image2b

Oi, genteee! Receita deliciosa no ar: torta gelada de amendoim, banana e cobertura de chocolate!!! É sem farinhas refinadas, glúten, lactose, ovo e ainda é vegan, muito saudável e saborosa. ❤ Fiz essa torta na terça-feira, para receber uma amiga. Ela foi minha super cobaia do dia! hahaha E, sim, foi aprovadíssima, ela AMOU. Meus pais também provaram e aprovaram. Gostaram tanto que tiver de correr e dividir logo essa delícia com vocês. É muito rápida de fazer, prática e barata, com ingredientes simples e fáceis de encontrar. Bora aprender!!! 🙂

Base

1 xícara de farinha de amendoim (bati o amendoim no liquidificador até virar farinha)
2 colheres (sopa) de pasta de amendoim sem açúcar e sem sal (receita aqui)
1 colher (sobremesa) de melado

Misture tudo muito bem até obter uma massa homogênea e moldável (se necessário, acrescente um pouquinho de leite vegetal ou água para dar liga). Forre o fundo de uma fôrma de 16 cm de diâmetro (sim, é uma fôrma pequena; se não tiver, pode fazer em várias forminhas de cupcake/muffin), que deve estar forrada com papel-manteiga tanto no fundo quanto nas laterais (se a fôrma for de silicone não será necessário o papel-manteiga, a minha é de alumínio, então coloquei para não grudar na hora de desenformar), aperte bem até cobrir toda a base.

Recheioimage1b

2 bananas médias congeladas
4 colheres (sopa) de pasta de amendoim sem açúcar e sem sal (receita aqui)
1 colher (sobremesa) de melado
60 ml de leite de coco (ou outro leite vegetal)

No processador, junto todos os ingredientes e bata até obter um creme homogêneo. Despeje sobre a base e leve ao congelador até firmar.

Cobertura

90 g de chocolate sem glúten e sem lactose (usei 70% cacau)
2 colheres (sopa) de leite de coco

Derreta o chocolate e acrescente o leite de coco. Misture bem e cubra a torta. Volte ao congelador até que firme bem. Retire do congelador cerca de 20 a 30 minutos antes de consumir, para que fique na consistência ideal e não congelada demais.

image5b

Nem sei o que falar, fica realmente muito maravilhosa!!! Nessa foto acima dá para ver bem as três camadas, nhami! É uma ideia bem bacana para matar a vontade de comer um doce saboroso e diferente sem enfiar o pé na jaca. Além disso, como você deve mantê-la no congelador, ela dura bastante, não corre o risco de você atacar e comer tudo no mesmo dia. #quemnunca? hahaha Equilíbrio, meu povo! 😉 Façam, experimentem e contem pra gente o que acharam.

Beijos, Letícia e Regina

Anúncios

2 comentários sobre “Torta gelada de amendoim

    • Olá! Você pode usar qualquer outra oleaginosa. 🙂 O amendoim da Santa Helena é sem glúten, ele pode conter glúten por ser feito em máquinas que processam alimentos com glúten; então pode possuir traços. Esse amendoim também tem o selo Pró-amendoim, amendoim a obter o selo Pró-Amendoim, da Abicab (Associação Brasileira das Indústrias de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados), que atesta a boa procedência, o excelente armazenamento e a qualidade de todos os produtos fabricados pela empresa. Eu consumo numa boa, pois não sou celíaca. Mas você pode usar outra oleaginosa, se preferir. Beijão

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s