Biscoito recheado – Goiabinha

033b

Oi, genteee!!! Receita saindo do forno para o blog: biscoito recheado de goiabada. Que ficou apenas IDÊNTICO ao biscoito Enroladinho Goiabinha, da Piraquê (este aqui). Nossa ideia era justamente fazer esse biscoito Goiabinha, porque eu adorava quando era mais nova, queria comer sempre. A mãe da intolerante lembrou e resolvemos criar a nossa versão; depois de muitos e muitos testes chegamos a essa receita, que ficou muuuuuuuuito parecida. Então, confiram a nossa “Goiabinha”. 🙂

Antes de começar, temos uma dica quanto à farinha de amêndoas. Nessa receita você deve prepará-la para que fique com o sabor igual ao biscoito da Piraquê, então fará o seguinte: leve a farinha de amêndoas crua em uma frigideira até “amorenar” um pouquinho (mas é bem pouco, só para ficar mais moreninha mesmo), vá mexendo para não torrar. Espere esfriar e adicione uma colher de açúcar de baunilha em pó (usamos este aqui – você encontra em supermercados ou lojas de confeitaria). Mexa bem.

Ingredientes030b

1 xícara de farinha de arroz
½ xícara de farinha de amêndoas (leia o texto acima sobre a farinha!!!)
½ xícara de polvilho doce
½ xícara de açúcar demerara
2 colheres (sopa) de manteiga ghee (veganos, substituam por creme vegetal que dará certo)
½ colher (sopa) de fermento
½ xícara de leite vegetal (usamos leite de arroz – receita aqui)

Modo de fazer

Misture todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. Enrole em plástico-filme e leve à geladeira por 30 minutos. Abra um disco da massa, recheie com um cubinho de goiabada e feche com mais um disco de massa. Aperte bem para cobrir as laterais. (Você pode conferir o passo a passo detalhado no vídeo a seguir.) Leve a assar em uma fôrma forrada com papel-manteiga em forno preaquecido a 180-200 ˚C por cerca de 15 a 20 minutos.

Preparamos um vídeo mostrando todo o passo a passo da nossa Goiabinha:

Nessa receita a farinha de amêndoas preparada é o que dá o sabor idêntico ao biscoito da Piraquê. É cara? Sim, muito. Mas vai só 1/2 xícara, é bem pouco e faz a maior diferença. Você pode substituir por outra farinha de oleaginosa, mas o sabor não vai ficar igual, ok? Vale a pena testar, já que você precisará de tão pouca farinha. 😉

034b

Essa receita rendeu 7 biscoitos porque nós fizemos beeeem grandões (no vídeo dá para ver bem porque comparei com o tamanho da minha mão, é quase o tamanho da palma da mão), mas você pode fazer menorzinho que renderá mais.

Esperamos que tenham gostado e até a próxima!

Beijos, Letícia e Regina

Anúncios

7 comentários sobre “Biscoito recheado – Goiabinha

  1. Huuuum, deu uma fome só de ver a foto hahahaha Teria alguma outra coisa que eu posso usar para substituir o polvilho doce? Quero muito fazer essa receita

    Curtir

  2. Olá, eu tentei fazer, mas os meus saíram muito duros. Tem ideia do que eu posso ter feito errado na hora de preparar ou assá-los?

    Curtir

    • Talvez o forno estava muito quente e deu um choque muito forte, aí ele fica duro. Porque esse biscoito é bem molinho e macio, acredito que deve ter sido na hora de assar mesmo.

      Curtir

  3. Boa tarde, estão lindos os biscoitos, parabéns e obrigada por compartilhar. Por favor, seria possível eu substituir a farinha amêndoas? Obrigada.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s