Broa de amendoim com chocolate

052b

Semana começando com feriado à vista, amanhã é terça-feira de Carnaval, então que tal preparar esses biscoitos para curtir o feriadão com um snack saudável, sem glúten, lactose, ovo, soja e delicioso?! Bora aprender a fazer nossas broas de amendoim com chocolate. A broa é famosa aqui na minha família, receita de Vó, mas para quem não conhece ela é feita basicamente fubá, ou polvilho ou fécula de mandioca; então nós pegamos a receita da Vovó e adaptamos às intolerâncias. O resultado foi uma broa incrivelmente saborosa!!!

Ah, nessa receita nós usamos medidores para fazer uma medida bem precisa de todos os ingredientes. Então, se você tiver medidores culinários em casa, pode colocar no uso! 😉

Ingredientes055b

1 e ½ xícaras de farinha de arroz
1 xícara de farinha de amendoim
½ xícara de farinha de amaranto
½ xícara de polvilho doce
1 xícara de açúcar mascavo
2 “ovos” de linhaça (substitutos do ovo de galinha – receita aqui)
2 colheres (sopa) de manteiga ghee (veganos, substituam por creme vegetal)
1 pitada de sal
5 colheres (sopa) de água gelada
1 colher (sobremesa) de fermento químico

100 g de chocolate sem glúten/lactose para cobertura

Modo de fazer

Misture todos os ingredientes muito bem até obter uma massa homogênea. Enrole em plástico-filme e leve à geladeira por 30 minutos. Molde os biscoitos e leve-os a assar em uma fôrma forrada com papel-manteiga em forno preaquecido a 180-200 ˚C por cerca de 20 minutos. Enquanto espera esfriar, prepare a cobertura de chocolate; para isso, basta derreter o chocolate no micro-ondas ou em banho-maria. Aí é só passar todas as broas no chocolate e dispô-las em uma fôrma forrada com papel-manteiga. Leve cerca de 10 minutos à geladeira para firmar o chocolate e já está pronto para consumo.

No vídeo a seguir mostramos com mais detalhe o modo de preparar essa receita:

Que delícia, né gente? Esses biscoitos ficam mais firmes, não é aquele tipo macio, não; é mais durinho, crocante. Ah, e essa receita rende bastante, como vocês podem ver pelas fotos (acabei me esquecendo de contar :/), vale super a pena fazê-la. 🙂

057b

Essa broa com um café é a combinação perfeita!

063b

Esperamos que tenham gostado de mais essa receita e até a próxima!

Beijos, Letícia e Regina

Anúncios

5 comentários sobre “Broa de amendoim com chocolate

  1. Adorando as receitas por aqui. Minha filha tb é alérgica ao ovo, proteína do leite e glúten.
    Vc faz a farinha de amendoim ou compra pronta? Nunca vi pra comprar…
    Vou experimentar a receita do bolo de cenoura que vi aqui. Depois conto se o resultado foi bom.
    Obrigada pelas receitas!!!!
    Bjos

    Curtir

    • Olá! Que bom que você gosta de nossas receitas, ficamos felizes em saber.
      Compro o amendoim torrado e moído da Santa Helena, é como uma farinha, o amendoim vem moído beeeem fininho. Beijão

      Curtir

    • Olá! Eu uso vários, qualquer um que seja sem glúten/lactose, aí é bom temperar para ele não derreter rápido demais (quase nunca tempero porque tenho preguiça e porque aqui em casa todo mundo come e acaba rapidinho). Mas tem também um chocolate meio-amargo da marca Harald/Melken (é uma barra grandona, de 1kg, compro em lojas de confeitaria) que já é temperado, costumo usá-lo quando é para cobertura de bolos ou tortas que vão ficar mais tempo fora da geladeira. Beijão

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s