Oi, gente! Receita deusa no ar: Cuca de amora! Essa maravilha é todinha sem glúten, sem lactose, sem ovo, sem soja e ainda vegana. Foi o maior sucesso no café da tarde de domingo em família, ninguém acreditou que era sem trigo e ovos, de tão fofinha e macia que essa cuca ficou. Nós usamos geleia de amora, mas, se você não gostar, pode substituir por qualquer outro sabor de geleia da sua preferência. 😉
Ingredientes
1 xícara de açúcar demerara
2 “ovos” de linhaça (substitutos do ovo de galinha – receita aqui)
2 colheres (sopa) manteiga ghee vegana (usamos a da marca Natural Science Veg, mas você pode substituir pela manteiga ghee comum)
2 xícaras de farinha de arroz
½ xícara de polvilho doce
1 e ½ xícaras de leite vegetal
1 colher (sopa) fermento químico
Geleia de amora a gosto (usamos cerca de 250g)
Modo de fazer
Comece batendo na batedeira o açúcar com a manteiga ghee e os “ovos” de linhaça. Adicione o leite vegetal, as farinhas e por último o fermento. Bata novamente até obter uma massa homogênea. Disponha a massa em uma fôrma (usamos uma de fundo removível de 24 cm de diâmetro) untada e enfarinhada e coloque colheradas da geleia pela massa. Finalize espalhando a farofa sobre toda a massa e leve a assar em forno a 200 ºC por cerca de 25-30 minutos.
Farofa
1 colher (sopa) da massa crua
¼ xícara de açúcar demerara
½ xícara de farinha de arroz
2 colheres (sopa) de manteiga ghee vegana derretida (usamos a da marca Natural Science Veg, mas você pode substituir pela manteiga ghee comum)
1 colher (chá) de canela
Modo de fazer farofa
Misture muito bem todos os ingredientes até que fique homogêneo. Reserve.
Boa demais, né gente? Testamos congelar e ficou ótima! Eu congelei alguns pedaços para levar de lanche nos dias que tenho aula à tarde, e já fiz isso em potinhos separadamente, aí só descongelo um pedaço por vez. Fica ótimo e é uma dica boa porque sei que muita gente não consegue comer um bolo inteiro sozinho, assim dá para comer aos poucos, pois dura até 3 meses congelado.
Esperamos que tenham gostado de mais essa receita e até a próxima!
Beijos, Letícia e Regina