Muffin de cenoura recheado com brigadeiro

IMG_4266b

Hoje é um dia muito especial, aniversário de 4 anos do SOS Intolerante!!! E, para comemorar, nada melhor que um bolo, não é mesmo? E que seja logo com recheio de brigadeiro e cobertura de chocolate, porque não somos obrigados a nada menos que isso! kkkkk 😀 Esse muffin de cenoura recheado com brigadeiro e coberto com chocolate é o bolinho mais fofo da vida, sério, ficou surreal! E, claro, é sem glúten, sem lactose, sem ovo e vegano. Confere só!

Ingredientes

2 cenouras médias (cerca de 150 gramas)
1 e ½ xícaras de açúcar demerara
2 “ovos” de linhaça (substitutos do ovo de galinha –receita aqui)
1/3 de xícara de óleo de girassol
1 xícara de farinha de arroz
½ xícara de farinha de amêndoas
½ xícara de fécula de batata
1 colher (sopa) de fermento químico

RecheioIMG_4268b

Brigadeiro com leite condensado:

½ lata de leite condensado (de soja ou sem lactose)
1 colher (sopa) de cacau em pó

Leve numa panela, em fogo baixo, mexendo sempre até desgrudar do fundo e obter ponto de brigadeiro mais mole. Reserve.

OU

Brigadeiro sem leite condensado:

1 litro de leite de amêndoas (receita aqui)
2 colheres (sopa) de cacau em pó
4 colheres (sopa) açúcar demerara
1 colher (sopa) de manteiga ghee (uso a Veghee)

Junte todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até obter consistência de brigadeiro. O processo demora um pouco, o leite vai reduzir bastante e aí começará a dar liga, leva cerca de 30 minutos.

Modo de fazer

No liquidificador, bata as cenouras, o açúcar demerara, os “ovos” de linhaça e o óleo. Junte as farinhas em uma tigela à parte e despeje o conteúdo do liquidificador; misture bem até obter uma massa homogênea e, por fim, adicione o fermento. Leve a assar em fôrminhas de muffin em forno a 200 ºC (que já deve estar preaquecido) por cerca de 25 minutos. Espere esfriar, desenforme e, com auxílio de uma faca, retire um miolo do bolo (mas não descarte). Recheie o miolo com brigadeiro e tampe o buraco com a parte do bolo que você tirou. Para cobertura, apenas derretemos 200g de chocolate sem glúten/lactose e espalhamos nos muffins, finalizando com granulado sem leite (essa cobertura fica durinha depois que esfria, forma uma casquinha, uma delícia).

IMG_4273b

É isso, mais um ano de experiência, conhecimento, dicas e receitas compartilhadas. O SOS Intolerante nasceu da fome da intolerante aqui, que morria de vontade de comer todas as coisas “normais” que comia antigamente. Quando a mãe da intolerante começou a criar as receitas, fez o maior sucesso, todo mundo queria aprender – até quem não era intolerante. Foi aí que resolvemos criar o blog, para podermos compartilhar com todos as nossas invenções culinárias. Hoje, quatro anos depois, não esperávamos encontrar tantos intolerantes, alérgicos e adeptos por esse mundão. Mas foi bom demais poder trocar experiências com todos vocês. Nós damos muitas dicas, mas recebemos várias também, que nos ajudam sempre a conseguir criar receitas deliciosas. Essa troca com vocês é engrandecedora!!!

O SOS Intolerante mora no nosso coração e fazemos com muito alegria e carinho. O blog não é o nosso trabalho, mas recebemos tanta gratidão dos intolerantes espalhados pelo Brasil (e até pelo mundo, temos leitores em outros países, tá chique a coisa, genteee! kkkk) que ficamos imensamente felizes em poder ajudar tanta gente. Aqui não tem nada com frescurite; nossas fotos não são nadinha profissionais e nós que fazemos absolutamente tudo: compramos os ingredientes, criamos a receita, tiramos fotos, filmamos, editamos os vídeos e postamos. É tudo bem simples, mas fazemos do fundo do coração a vocês! 🙂 Obrigada por mais um ano conosco! ❤

Beijos, Letícia e Regina

Anúncios

3 comentários sobre “Muffin de cenoura recheado com brigadeiro

  1. Pingback: Bolo de cenoura mesclado | SOS Intolerante

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s