Naked cake

013b

Foi aniversário da intolerante, e, sim, teve bolo! E que bolo!!!

A receita mais esperada do blog: Naked Cake!!! Nossa massa é vegan, não vai leite nem ovo, e também é sem glúten. Esse foi o bolo do aniversário da intolerante aqui. Eu queria um bolo gostoso e diferente esse ano e dei a ideia de fazermos um Naked Cake, que além de muito gostoso é lindo! E ainda é bem simples de fazer. Melhor impossível! Afinal, aniversário sem bolo não tem graça.

Fizemos também uma mesa repleta de docinhos (porque a intolerante é uma formiga e adora doces) todos sem leite, ovo ou glúten. A intolerante fez a festa, literalmente. A receita dos docinhos coloco aqui no blog semana que vem. A decoração da mesa ficou por conta da Juju, minha sobrinha, arrasou no rosa com azul, ficou muito fofo!

023c

Mas vamos à receita do nosso Naked Cake.

Ingredientes

2 xícaras de açúcar

3 “ovos” de linhaça (receita aqui)014b

3 colheres (sopa) de margarina sem lactose

1 xícara de farinha de arroz

1 xícara de farinha de farinha sem glúten

1 xícara de farinha de farinha de amêndoas (tem uma dica, vejam lá embaixo do post)

1 ½ xícara de leite de arroz (receita aqui)

1 colher (sopa) de fermento químico

Açúcar de confeiteiro para polvilhar sobre o bolo

*Para a massa menor, faça um bolo utilizando a metade da quantidade desses ingredientes.*

Para o recheio: 1 pote de Paçoquita cremosa e 1 pote de doce de coco cremoso

Para decorar: mirtilo, morango, physalis e uva sem semente

Para umedecer a massa:  ½ xícara de açúcar, 1 xícara de água e 1 colher (chá) de essência de baunilha ou rum. Leve ao fogo até ferver. Espere esfriar um pouco e espalhe na massa.

Modo de fazer

Na batedeira, inicie batendo o açúcar, os ovos e a margarina sem lactose. Depois adicione o restante dos ingredientes e bata até ficar homogêneo. Forre uma forma com um disco de papel-manteiga ou papel-alumínio (opcional, facilita para desenformar), unte e polvilhe com farinha sem glúten. Leve para assar (forno já deve estar preaquecido a 180 oC) por 30-40 minutos em forno a 200 oC. Espere esfriar, corte a massa ao meio, umedeça os dois lados da massa, recheie (a massa menor recheamos com Paçoquita e a maior com doce de coco), decore com as frutas e polvilhe açúcar de confeiteiro por todo o bolo.

*A massa maior foi feita em forma de 24 cm de diâmetro; a menor, em forma de 14 cm de diâmetro.*

Vejam no vídeo detalhadamente como preparamos o bolo:

Moleza, não é mesmo? E fica uma graça! É uma opção bacana para aniversário, reunião com amigas ou até mesmo para as festas de final de ano.

Ah, a dica da farinha de amêndoas é a seguinte: você compra 250g de farinha de amêndoas crua, leva ao fogo em uma assadeira para deixar
“amorenar” um pouquinho (mas é bem pouco, só para ficar mais moreninha mesmo), vá mexendo para não torrar. Espere esfriar e adicione 40g de essência de baunilha em pó. Mexa bem e depois guarda em recipiente de vidro bem vedado. Pronto, você vai ter a farinha de amêndoas mais gostosa do mundo e com gostinho de bolacha Passatempo sem recheio!!!

020b

Beijos, Letícia e Regina

Anúncios

8 comentários sobre “Naked cake

  1. Olá

    Amei a receita! *-* Achei que nunca encontraria Naked Cake vegano
    Gostaria de saber se posso trocar as farinhas pela farinha refinada – veneno- e por fécula de batata?

    Curtir

    • Oi, Ana! Que bom que você gostou. Não sei te dizer se usar a farinha de trigo vai dar certo da mesma forma, já que essa receita foi criada para ser sem glúten. Se você usa farinha de trigo, não necessitaria de fécula. Nós usamos essas variadas farinhas porque as receitas sem glúten precisam desse toque diferente para dar certo. Só você arriscando fazer com farinha de trigo pra ver se vai funcionar mesmo. Beijos

      Curtir

      • Obrigada.

        Então vou procurar farinha sem glúten, deve ser fácil de encontrar. No lugar da farinha de amêndoas, posso colocar farinha sem glúten? Acha que dará certo?

        Curtir

  2. Pingback: Torta mousse vegana | SOS Intolerante

  3. Pingback: Cuca de goiaba vegana sem glúten | SOS Intolerante

  4. Oi. .adorei todas as receitas que vi até agora.descobrimos que meu filho tem alergia a ovo, carne, leite, banana e corante vermelho então seu blog está me ajudando muito. Tenho só que agradecer. Mas nessa receita tem como mudar a margarina sem lactose, a becel azul tem corante vermelho.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s