Reese’s eggs (ovinho recheado com pasta de amendoim)

IMG_E2938b

Se é Páscoa da SOS Intolerante tem que ter chocolate e pasta de amendoim! Foi aí que me lembrei dos Reese’s peanut butter eggs, docinho comumente vendido na páscoa americana (nada mais é que um ovinho/bombom recheado com pasta de amendoim e coberto com chocolate) e corri pra fazer a minha versão sem glúten, sem lactose, sem ovo, vegana e muito mais saudável! É moleza de preparar e leva poucos ingredientes, vê só!

Ingredientes
4 tâmaras sem caroço (ou 2 tâmaras medjool)
1 xícara de amendoim torrado e sem sal
1/2 xícara de amêndoas cruas (ou tudo de amendoim)
1/2 xícara de pasta de amendoim integral (receita aqui)
150 de chocolate 70% cacau sem glúten/sem lactose

Modo de fazer
Comece processando as tâmaras, as amêndoas e os amendoins até homogeneizar. Acrescente a pasta de amendoim e processe bem. Se achar que está muito seco, adicione mais pasta; se achar que está muito úmido, adicione mais amendoins. Leve a massa à geladeira por cerca de 1 h ou ao freezer por uns minutos para gelar e facilitar na hora de moldar. Molde em formato ovalado (faça bolinhas, achate e vá “ovalando”). Derreta o chocolate no micro-ondas ou em banho-maria e cubra bem cada ovinho. Disponha em um recipiente coberto com papel-manteiga e leve ao congelador ou à geladeira até firmar bem.

Rendimento: cerca de 15 ovinhos.

Eu não temperei o chocolate da casquinha, então mantive os ovinhos em geladeira pra não derreter (inclusive por isso tá meio suadinho na foto; se você for servir ou presentear, tempere o chocolate para não ter erro).

IMG_E2973b

Fiz um vídeo bem rapidinho mostrando o passo a passo da receita para vocês, mas não tem erro, é muito fácil, confiram:

Esperamos que tenham gostado e até a próxima!

Beijos, Letícia e Regina

Anúncios

Semifreddo de chocolate e castanha

IMG_2731b

Receita maravideusa no ar: semifreddo de chocolate com castanha! Essa sobremesa italiana é um doce gelado e macio, como um sorvete, só que mais natural e saudável. A nossa versão é totalmente sem glúten, sem lactose, sem ovo e vegana, além de ser moleza de fazer e levar poucos ingredientes. Praticidade total! 😉 Falando em praticidade, o leite vegetal que usamos no semifreddo foi feito na Vegan Milk Machine, da Polishop, como mostrei há uns dias o passo a passo no nosso instagram (se você não viu, não tem problema, tá salvo nos Destaques em nosso perfil, corre lá conferir: @sosintolerante). Peeeeeensa numa máquina abençoada de prática! Está salvando a minha vida, porque além de eu não precisar mais comprar leites vegetais industrializados caríssimos e poder consumir o meu caseiro e 100% natural, a Vegan Milk faz praticamente tudo sozinha, sem sujeira e com muita rapidez – pra mim, que passo o dia inteirinho fora, é simplesmente maravilhoso! (L) Estou testando mais funções dela e vou compartilhar tudo com vocês, fiquem ligadinhos. Mas então bora à receita!

Ingredientes
250 g de chocolate 70% cacau (ou qualquer outro de sua preferência)
300 ml de leite vegetal (usamos o de amêndoas que preparamos na Vegan Milk Machine da Polishop)
1 colher (sobremesa) de essência de baunilha
1/2 xícara de castanha-de-caju triturada em pedacinhos bem pequenos (ou qualquer outra oleaginosa de sua preferência)
1 e 1/2 colher (sopa) de amido de milho

Modo de fazer
Numa panela, junte o leite vegetal e o amido de milho e dissolva um pouco antes de levar a cozinhar. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até começar a ferver e engrossar. Reserve e espere esfriar. Derreta o chocolate e acrescente nele a baunilha e a castanha-de-caju. Depois de o creme com leite vegetal e amido já ter esfriado, junte ao chocolate e misture bem. Forre uma fôrma de bolo inglês com papel alumínio (ou manteiga) e despeje o semifreddo nela. Leve ao congelador por cerca de 6 h a 8 h ou até firmar. Desenforme (como bolo), retire o papel alumínio com cuidado, cubra com chocolate derretido (cerca de 50g) e polvilhe pedacinhos de castanha.

IMG_2747b

É isso aí, agora é só se deliciar! Muito fácil, não é mesmo? E preparamos um vídeo mostrando vapt-vupt o passo a passo dessa receita. 😉

Esperamos que tenham gostado e até a próxima!

Beijos, Letícia e Regina