Muffin de legumes

IMG_1064b

Vamos começar a semana com tudo? Então bora preparar esse Muffin de legumes delicioso e muito saudável. Ah, e claro, sem glúten, leite, ovos e vegano! ❤ É uma ideia muito bacana de preparar para o almoço ou até mesmo para comer de lanche, já que é muito prático, só colocar num potinho e levar pra lá e pra cá, perfeito para um lanchinho. 😉

IngredientesIMG_1074b

2 “ovos” de linhaça (substitutos do ovo de galinha – receita aqui)
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 xícara de farinha de amaranto
½ xícara de aveia sem glúten (usamos a linha Suply da marca Jasmine)
1 xícara de leite de arroz (receita aqui)
1 colher (sopa) de fermento químico
1 colher (chá) de sal
1 xícara de cenoura ralada
2 xícaras de abobrinha em cubinhos
Temperos a gosto (usamos salsinha, cebolinha, alho-poró e cebola)

Modo de fazer

Comece refogando a cebola e o alho-poró. Acrescente a abobrinha, deixe cozinhar por uns minutinhos e adicione a cenoura ralada. Cozinhe até os legumes estarem macios. Reserve.

Em um recipiente, coloque o ovo de linhaça, o leite de arroz, o azeite de oliva e mexa bem. Em seguida, acrescente as farinhas e os legumes refogados. Mexa até obter uma massa homogênea. Por último, adicione o fermento químico. Coloque em forminhas de muffin/cupcake e leve a assar em forno a 200 ºC (que já deve estar preaquecido) por cerca de 20-25 minutos.

IMG_1077b

Peeeeeensa num muffin salgado delícia!!! Ele fica com a casquinha “crocantinha” e bem fofinho e molhadinho por dentro, bom demais! É uma boa ideia para quem que comer legumes de forma diferente, principalmente nesse frio do inverno, que dá zero vontade de comer salada gelada. Fica a dica aí para vocês 😉

IMG_1073b

Esperamos que tenham gostado de mais essa receita e até a próxima!

Beijos, Letícia e Regina

Bolo de cenoura 2

IMG_1344b

Oi, gente! A receita de hoje é o tão amado Bolo de cenoura! ❤ Sim, já temos uma outra receita de bolo de cenoura no blog, mas é bem antiga e na época ainda usávamos mix de farinha pronto. Como vocês pediram muito uma adaptação para fazer o bolo sem esse mix, nós resolvemos modificar a receita e surgiu o bolo de cenoura sem glúten, lactose, ovo, soja e vegano mais fofinho e gostoso da vida! 🙂

IngredientesIMG_1349b

2 cenouras médias (cerca de 150 gramas)
1 e ½ xícaras de açúcar demerara
2 “ovos” de linhaça (substitutos do ovo de galinha – receita aqui)
1/3 de xícara de óleo de girassol
1 e ½ xícaras de farinha de arroz
½ xícara de farinha de amêndoas
1 colher (sopa) de fermento químico

Cobertura

1 xícara de açúcar
1 xícara de cacau em pó
½ xícara de água

Leve ao fogo baixo, mexendo sempre até engrossar.

Modo de fazer

No liquidificador, bata as cenouras, o açúcar demerara, os “ovos” de linhaça e o óleo. Junte as farinhas em uma tigela à parte e despeje o conteúdo do liquidificador; misture bem até obter uma massa homogênea e, por fim, adicione o fermento. Leve a assar em uma fôrma (usamos de furo no meio, tipo de pudim, com 20 cm de diâmetro e 7 cm de altura) untada e enfarinhada com farinha de arroz em forno a 200 ºC (que já deve estar preaquecido) por cerca de 25 minutos. Espere esfriar, desenforme e coloque a cobertura (ela fica durinha depois que esfria, uma delícia).

IMG_1345b

Peeeensa num bolo de cenoura gostoso, gente do céu, é bom demais! Se você preferir, pode fazer a cobertura de brigadeiro, já ensinamos a prepará-lo AQUI, também fica delicioso.

IMG_1352b

Esperamos que tenham gostado de mais essa receita e até a próxima!

Beijos, Letícia e Regina

Muffin de morango

IMG_0998b

A receita mais fofa chegouuuu: Muffin de morango! Essa fofureza rosada (na foto não deu para ver bem, mas ao vivo estava muito rosinha) é sem glúten, lactose, ovo e pode ser vegan, basta substituir a manteiga ghee por creme/óleo vegetal. Corre aprender para fazer de lanche, a criançada vai amar! ❤

IngredientesIMG_1006b

2 “ovos” de linhaça (substitutos do ovo de galinha – receita aqui)
1 xícara de açúcar demerara
1 xícara de farinha de arroz
½ xícara de fécula de batata
½ xícara de polvilho doce
½ xícara de farinha de amêndoas
2 colheres (sopa) de manteiga ghee
1  colher (sopa) de fermento químico
1 lata de 400 g de morango em conserva
1 xícara do caldo do morango em conserva

Modo de fazer

Ao abrir a lata dos morangos em conserva, reserve uma xícara do caldo, lembre-se de não descartar. Pique os morangos. Na batedeira, bata os “ovos” de linhaça, a manteiga ghee e o açúcar até obter uma massa homogênea. Acrescente uma xícara do caldo do morango em conserva e as farinhas. Misture bem. Por fim, adicione os morangos picados e o fermento químico e misture com uma espátula. Disponha em forminhas de silicone para muffin/cupcake e leve a assar em forno preaquecido a 200 °C por cerca de 25 min.

Rendimento: 15 bolinhos

IMG_0995b

Pensa num bolinho fofinho e bem molhadinho: é esse! Se você detesta bolos mais sequinhos, vai amar esse, ele fica super molhadinho, o caldo da conserva fez um trabalho incrível aqui e deixou a consistência maravilhosa. 🙂

A cor rosinha e os moranguinhos aparecendo deram um charme a mais. Fica aí uma ideia fofa para fazer numa festinha de aniversário, vai ser sucesso garantido!

Eles podem ser congelados, mas para consumir aconselhamos esquentá-los no micro-ondas por alguns segundinhos para voltarem a ficar fofinhos, pois o congelamento ressecou bastante os muffins.

Esperamos que tenham gostado de mais essa receita e até a próxima!

Beijos, Letícia e Regina

Arraiá SOS Intolerante: Paçoca

Paçoca

Último post do nosso Arraiá SOS Intolerante 😦 Mas vamos fechar com chave de ouro com essa receita maravideusa de Paçoca. Paçoca é amor real-oficial! Meu deus, que coisa boa e viciante! Nada como uma paçoquinha para animar, não é mesmo? Sim, eu gosto demais de paçoca, já deu para perceber, né?! kkkk 😀 Essa receita é da minha querida amiga Formiguinha Fit, eu apenas adaptei para que rendesse mais e eu pudesse consumir, mas a criação dessa delícia é dela (ela agora também tem um perfil maravilhoso de confeitaria, vê só: formiguinha.confeiteira). Essa versão que fiz é sem glúten, leite, ovos, soja e ainda é vegana! Bora já pra receita dessa delícia!

IMG_1106b

Ingredientes

1 xícara de amendoim torrado e moído (comprei pronto, da marca Santa Helena)
½ xícara de açúcar
½ xícara de farinha de aveia sem glúten
2 colheres (sopa) beeeem cheias de pasta de amendoim integral (se for preciso, adicione mais para dar o ponto – receita aqui)
1 pitadinha de sal

Modo de fazer

No processador, junte todos os ingredientes e bata até misturar bem. Cuidado para não bater por muito tempo e ficar mole demais, como uma pasta. Deve-se bater apenas para misturar os ingredientes e deixá-los mais “fininhos”. Se preferir, pode misturar à mão, mas a paçoca ficará com um pouquinho mais de pedaços (o processador ajuda a deixar mais homogêneo), porém também funciona. Aí é só moldar as paçocas (nós usamos um aro para que todas ficassem iguais e com o formato bem certinho de paçoca rolha, mas você pode usar forminhas de silicone ou até de gelo, fazer em bolinha ou como preferir), deixar uns minutinhos na geladeira para firmar bem e, pronto, atacar!

Fica boa demais, genteeee! Paçoca viciante! E você não precisa mais pagar um absurdo na Paçoquita com aveia, já pode fazer a sua em casa… 😛 Quer deixar ainda mais parecida? Substitua o açúcar por adoçante e, voilà, igual à Paçoquita diet com aveia! 😉

IMG_1108b

Para obter farinha de aveia sem glúten eu bati os flocos de aveia até eles virarem farinha (usei da marca Jasmine – você encontra facilmente em supermercados e lojas de produtos naturais).

Quanto ao açúcar (qualquer um que você usar), é bacana liquidificá-lo bem, até virar um pó, para não ficar pedaços. Nos nossos testes, açúcar demerara ou branco deixam o sabor da paçoca MUITO parecido com original. Já o mascavo fica bem marcado, mas também bastante saboroso, se você gostar. Dá para fazer com mel/melado, mas aí aumente a quantidade de amendoim até dar ponto (serão cerca de 2 a 3 xícaras de amendoim torrado e moído, mas vá colocando as poucos e sentindo a consistência).

É isso aí, o Arraiá SOS Intolerante chegou ao fim! 😦 Mas nada de ficar triste, ano que vem tem mais! Até lá, bora fazer e refazer essas receitas o ano todo! A vida é muito curta para comermos esses quitutes apenas nas festas juninas! hahaha 🙂

Beijos, Letícia e Regina

Arraiá SOS Intolerante: Amendoim doce tipo Praliné

Amendoim doce

Êta que esse Arraiá SOS Intolerante tá bom demais, genteee! Hoje tem a receita mais viciante da vida: amendoim doce tipo praliné! Esse é aquele amendoim que você começa a comer e não consegue parar mais, muuuuuuito viciante e delicioso!!! Ele leva só 3 ingredientes, é facílimo de preparar e fica crocante e saboroso demais. Além disso, é totalmente livre de glúten, leite, ovos, soja e ainda é vegano. Corre preparar!!! 🙂

IMG_1096b

Ingredientes

1 xícara de açúcar demerara
1 xícara de amendoim (cru ou torrado, com ou sem pele)
½ xícara de água

Modo de fazer

Coloque todos os ingredientes numa panela, em fogo alto, e mexa sem parar, até começar a borbulhar. Quando ferver e borbulhar, abaixe o fogo e continue mexendo até secar todo o açúcar (ele vai começar a virar pó). Quando isso acontecer, desligue o fogo e continue mexendo para desgrudar todo açúcar; então, volte ao fogo baixo para derreter o açúcar que ficou solto na panela e para que ele “grude” no amendoim. Deixe no fogo até secar o açúcar, depois despeje em uma fôrma antiaderente e deixe esfriar bem. Prontin!

IMG_1095b

Moleza, né pessoal? Fica uma delíciaaaa! Essa receita é a mais simples, a base, mas você ainda pode acrescentar canela e/ou cacau em pó, por exemplo, e dar um saborzinho a mais ao seu amendoim doce! 😉 Nós já testamos com amendoim cru, torrado com e sem a pele; funcionou com todos e ficou saborosíssimo! O amendoim nós torramos em casa mesmo porque achamos que fica mais saboroso, mas você pode já comprar pronto se preferir.

Esperamos que tenham gostado de mais esse post do nosso Arraiá! Calma que ainda tem mais 😉

Beijos, Letícia e Regina

Arraiá SOS Intolerante: Bolo de especiarias

Bolo de especiarias

Mais uma receita no nosso Arraiá SOS Intolerante, e hoje temos nada mais nada menos que o bolo mais fofinho do mundo, nosso maravideuso-vitaminado-gostoso-saboroso Bolo de Especiarias! Aromatizado com laranja, toque de canela e castanhas, huuuuum, bom demais. Ele é todinho sem glúten, leite, ovos, soja e também é vegano, além de ser tãoooo fofinho que você vai jurar que contém glúten!!! Anota aí essa receita pra preparar o ano todo. 😉

IMG_1113b

Ingredientes

2 “ovos” de linhaça (substitutos do ovo de galinha – receita aqui)IMG_1118b
1/3 de xícara de óleo de girassol (ou azeite ou de coco)
1 e ½ xícaras de açúcar mascavo
1 xícara de leite de arroz (receita aqui)
1 xícara de farinha de arroz integral
1 xícara de farinha de amendoim
½ xícara de aveia sem glúten em flocos finos (usamos da marca Jasmine)
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (cafezinho) de noz moscada
1 colher (sobremesa) de raspas de laranja
1 xícara de maçã picadinha (pedaços pequeninos)
½ xícara de casta-de-caju picada (opcional)
½ xícara de uva-passa branca (opcional)
1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de fazer

No liquidificador, bata os “ovos” de linhaça, o óleo, o açúcar e o leite de arroz. Em uma tigela, junte as farinhas e, em seguida, adicione o líquido do liquidificador. Misture bem e acrescente os demais ingredientes (fermento por último). Asse em fôrma de furo no meio (tipo para pudim), que deve estar untada e enfarinhada (com farinha de arroz), em forno a 200 °C por cerca de 30 min. Faça o teste do palito para confirmar que está assado.

Calda

1 xícara de açúcar
½ xícara de água
1 colher (sobremesa) de canela em pó

Em uma panela, coloque o açúcar e a água e leve ao fogo até obter uma calda grossa. Retire do fogo, acrescente a canela em pó e mexa bem. Despeje sobre o bolo, após desenformá-lo.

IMG_1110b

Êta bolinho bom demais da conta!!! 😀 A mistura de sabores ficou perfeita e a maciez é incrível! Façam na casa de vocês que será sucesso garantido. 😉

Esperamos que tenham gostado de mais esse post do nosso Arraiá e até a próxima a receita!

Beijos, Letícia e Regina

Arraiá SOS Intolerante: Pé de moleque

Pe de moleque

O Arraiá SOS Intolerante começouuuuu! Serão quatro receitas bem simples e deliciosas para você preparar na sua Festa Junina/Julina ou quando quiser – porque essas gostosuras se encaixam em qualquer ocasião! 😉 Nossa Festa Junina está um pouco atrasada devido à correria do semestre, dando conta de trabalho, doutorado e casa. Mas como muita gente faz essa festa em julho, resolvemos compartilhar essas delícias com vocês. ❤

Começamos hoje com o nosso Pé de moleque, que é uma receita que meu pai faz há anos aqui em casa. Totalmente sem glúten, leite, ovo e soja! Uma delícia, só leva ingredientes simples e fica totalmente DELICIOSO! Bora aprender a preparar!

IMG_1102b

Ingredientes

2 e ½ xícaras de açúcar mascavo
2 xícaras de amendoim torrado e sem pele
1 xícara de água

Modo de fazer

Coloque a água e o açúcar em uma panela e leve ao fogo. Deixe ferver até formar espuma, então adicione o amendoim e mexa até começar a desgrudar da panela. Despeje em forminhas individuais levemente untadas (usamos forminhas de silicone próprias para muffin) ou também pode despejar no granito, esperar esfriar e cortar em pedacinhos.

IMG_1098b

Muiiiiiito fácil de fazer, né gente? Leva pouquíssimos ingredientes e tudo muito simples e fácil de achar. Você pode fazer com outros tipos de açúcar ou também com rapadura, que fica uma delícia!

Esperamos que tenham gostado e até o próximo post do Arraiá SOS Intolerante! 🙂

Beijos, Letícia e Regina